Mais
×

O que significam as cores dos dragões chineses?

Atualizado em 17 abril, 2017

Ao contrário dos dragões da tradição ocidental, símbolos temíveis do mal e do caos, o dragão chinês representa a nobreza, a sabedoria e a prosperidade. Dragões orientais estão intrinsecamente ligados às estações do ano e aos elementos, sendo frequentemente associados a uma das quatro direções cardeais. Eles também podem ser classificados por cor, já que cada cor tem um significado simbólico associado a conotações dentro da cultura chinesa.

Dragões chineses (konmesa/iStock/Getty Images)

Azul e verde

Na cultura chinesa, as cores azul e verde estão associadas à natureza, à serenidade, ao crescimento e à saúde. Dragões azuis e verdes simbolizam a chegada da primavera, evocando o céu claro e as novas plantas que a estação traz. Tais cores também são representativas do leste e indicam os dragões orientais. Outras associações chinesas com o azul e o verde incluem cura, descanso, prosperidade e harmonia.

Dragão chinês azul (bangkaewphoto/iStock/Getty Images)

Preto e branco

Preto e branco são as cores principais do espectro chinês, representando o equilíbrio do yin preto, negativo, passivo e feminino, e do yang, positivo, ativo e masculino. Dragões negros são associados ao inverno e ao norte, enquanto os brancos representam o outono e o oeste. Na China, a cor branca é associada à pureza, da mesma forma que nas culturas ocidentais, mas também simboliza o luto e a mortalidade, sugerindo o dragão branco como um presságio de morte. O dragão negro é conhecido por seu poder e vingança e é, muitas vezes, ligado às tempestades.

Dragão negro chinês (typhoonski/iStock/Getty Images)

Amarelo e ouro

Dragões amarelos são chamados de "superiores" e "os mais venerados dos dragões", pois representam o imperador e a família imperial. Mesmo no século 21, o amarelo é uma cor associada à solidez, à confiabilidade e ao calor, reservada à realeza e aos de maior classe social. Dragões de ouro compartilham muitas dessas qualidades e são reconhecidos como símbolos de riqueza, sabedoria e compaixão.

Dragão chinês de ouro (konmesa/iStock/Getty Images)

Vermelho

Na China, o vermelho é a cor tradicional da boa sorte e da felicidade e é geralmente usada em grandes celebrações, como casamentos. O dragão vermelho é associado à sorte, ao fogo, à paixão e ao coração. É o dragão do verão e do sul. Outras associações chinesas com essa cor incluem a vitalidade, o entusiasmo e a criatividade.

Dragão chinês vermelho (cbenjasuwan/iStock/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article