O que significam as posições do sono?

Escrito por abigail ekue | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que significam as posições do sono?
As posições do sono revelam personalidades e o estado de relacionamentos (Getty Images)

Estamos constantemente comunicando nossos sentimentos, pensamentos e também nossos desejos, mesmo quando não estamos falando. A linguagem corporal pode nos expor e trair. Mesmo durante o sono, estamos comunicando nossas verdadeiras faces. Se estiver dormindo sozinho ou com uma pessoa especial, a posição em que você descansa pode indicar traços de sua personalidade ou o estado de seu relacionamento. O diretor do Serviço de Aconselhamento e Avaliação do Sono dos Estados Unidos, professor Chris Idzikowski, analisou as personalidades ligadas às posições mais comuns do sono. Muitos peritos em linguagem corporal concordam com o resultado das pesquisas dele.

Outras pessoas estão lendo

Posição fetal

Essa é a posição de sono mais comum. Das mil pessoas entrevistadas, 41% dormiam nessa posição — 51% eram mulheres. Elas podem se abraçar com seu travesseiro ou bicho de pelúcia nessa posição. Aqueles que dormem dessa forma são descritos como muito emocionais, artísticos e sensíveis, com capacidade de ter relacionamentos intensos. Uma posição semifetal é considerada a melhor posição de sono para conforto e alinhamento corporal. Uma descoberta interessante para as mulheres: as que gostam de dormir dessa forma tendem a ter maior capacidade de atingir orgasmos múltiplos.

"O rogador" é uma variação dessa posição, com os braços esticados na frente do corpo como se a pessoa estivesse tentando alcançar algo ou "rogando". As pessoas que dormem assim são descritas como tendo naturezas abertas, com um toque de cinismo ou suspeita. Elas levam muito tempo para tomar decisões, mas assim que as tomam, dificilmente mudam de ideia.

Queda livre

Pessoas sociáveis e impulsivas costumam dormir de bruços com as mãos abraçando a almofada e suas cabeças viradas para o lado. Elas podem ser frágeis sob a aparência de extroversão e não gostam de críticas ou situações extremas. Dormir de bruços é bom para a digestão de acordo com Idzikowski. Segundo a perita em linguagem corporal Patti Wood, se você começar a dormir nessa posição, deve haver algo causando-lhe medo.

Estrela-do-mar

Idzikowski acredita que dormir com o peito para cima indica que a pessoa pode ser uma ótima amiga por sua vontade de escutar e oferecer ajuda. Contudo, Wood discorda, tendo como base a disposição dos braços das pessoas que descansam dessa forma. Os dois braços estão para cima e envolvendo a almofada na posição de estrela-do-mar. Na posição coroa, as mãos estão em cima da cabeça ou os braços estão cruzados sob o crânio para dar suporte. Essas pessoas escutam seus amigos enquanto acordados mas apenas para oferecer conselhos. Eles se enxergam como reis (ou rainhas) e dizem às pessoas o que fazer. Quem dorme nessas poses tem mais disposição para roncar e respirar incorretamente durante o sono. Se estiver acima do peso e dormir nessas posições, poderá sofrer de apneia do sono.

Abraço de lua de mel

Dormir cara a cara em um abraço é o máximo de intimidade. No início de relacionamentos, é comum que os casais durmam dessa maneira, com os braços e as pernas entrelaçados. Após fazerem amor, eles podem adormecer nessa posição também. É corriqueiro os casais deixarem de dormir assim depois do fim da "fase de lua de mel". Aqueles que não deixam de dormir desse modo podem ter problemas ocultos de dependência mútua em relação ao parceiro. Para a maioria dos casais, é desconfortável manter essa posição ao longo da noite.

Conchinha

Muitos casais dormem em posição de "conchinha", quando os parceiros estão em uma posição semifetal, um atrás do outro com a frente de um tocando as costas do outro. De acordo com os psiquiatras Samuel Dunkell e Mark Goulston, essa posição é confortável e expressa sentimentos de segurança. O homem costuma estar abraçando a parceira nessa posição, mas quando a mulher fica atrás do homem, pode significar que ela é quem é mais solidária no relacionamento ou dependente de seu parceiro. Se ela se virar de costas repentinamente, pode estar brava ou lhe dando um gelo. A psicóloga e terapeuta marital de Baltimore Shirley P. Glass acredita que a virada de costas do parceiro seja um convite para iniciar contato físico, expressando o desejo de ser perseguido.

De costas um para o outro

Casais que dormem de costas com as nádegas tocando-se têm uma ligação sexual, mas são ambos independentes e confiantes. Wood conta que ser capaz de virar as costas para o parceiro mostra que há bastante confiança no relacionamento. Dormir de costas um para o outro sem se tocar pode indicar tensão no relacionamento. Às vezes, depois de uma discussão, os parceiros podem se deitar dessa forma. Alguns casais dormem de costas, mas com os pés tocando-se, indicando que ainda há uma ligação, uma familiaridade forte, apesar de algum desentendimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível