Mais
×

Como silenciar minha bomba de ar do aquário

Atualizado em 23 março, 2017

As bombas de ar são uma parte importante de qualquer habitat tropical completo para peixes. Elas podem ser conectadas a pedras porosas, paredes de bolhas, difusores de CO2 para plantas aquáticas, ornamentos e filtros biológicos. Tradicionalmente, as bombas de ar também são a parte mais barulhenta de uma instalação de aquário, especialmente os modelos mais antigos. Felizmente, existem maneiras simples de reduzir o ruído da bomba de ar do seu aquário.

Instruções

As bombas de ar são uma parte importante de qualquer habitat tropical completo para peixes (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  1. O primeiro passo para eliminar o ruído de uma bomba de ar do aquário é determinar de onde o ruído está realmente vindo. O ruído de uma bomba de aquário geralmente é um zumbido, barulho ou sussurro. Estes ruídos são causados ​​por vibrações.

    Levante a bomba. O ruído parou? Se sim, a bomba está vibrando contra a superfície em que está colocada. Vá para o passo 4.

  2. Se o ruído não parar quando a bomba for levantada, aplique pressão sobre o invólucro exterior de plástico da bomba. Tente cada lado, com aplicação de quantidades variadas de pressão com o dedo. O ruído parou? Se assim for, o exterior da bomba está solto ou com defeito. Vá para o passo 5.

  3. Se nenhum levantamento nem aplicação de pressão na bomba faz nada para parar o barulho, o funcionamento interno da bomba de ar está defeituoso. Neste caso, o som será tipicamente um zumbido elétrico ou rigoroso, um zumbido intermitente. Apesar de ser semelhante aos sons produzidos por vibrações mecânicas, os sons associados a falha elétrica iminente são geralmente distintos. A avaria de uma bomba elétrica pode causar um aumento do circuito ao qual ela está conectada, ou pode até mesmo ser um perigo de incêndio em potencial. Você deve desconectar a bomba imediatamente e substituí-la, se possível.

  4. Se você tiver determinado que o seu ruído é causado pela bomba vibrando contra a superfície em que está colocada, verifique se a sua bomba tem colchetes para parafusos na parte inferior. Isto faz com que seja fácil garantir que uma bomba se prenda a uma superfície plana com força. Se a sua bomba não tem colchetes para parafusos, ou você não quer danificar a superfície parafusando a bomba nela, você pode diminuir a vibração significativamente colocando um tapete de espuma ou uma seção de papel emborrachado entre a bomba e a superfície dura.

  5. A maioria das bombas modernas são unidades moldadas em plástico simples. Algumas outras bombas são montadas com parafusos. Em primeiro lugar, aperte quaisquer parafusos que existam na superfície da bomba. Se isso não apertar o exterior da bomba o suficiente para parar o barulho, comece a colocar faixas de borracha em torno da unidade. Escolha elásticos que sejam perfeitamente possíveis de se encaixar em torno da unidade. Continue adicionando faixas de borracha até que tenham comprimido a casca exterior da unidade de forma significativa o suficiente para reduzir o ruído de vibração.

Aviso

  • Nunca trabalhe com equipamentos eletrônicos próximo à água. Se a sua área do aquário está úmida, seque-a bem antes de fazer qualquer tipo de trabalho com a sua bomba.

O que você precisa

  • Um aquário
  • Uma bomba de ar para aquários
  • Parafusos
  • Elásticos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article