Simbolismo e significado da pedra jade

Escrito por sherry crawford | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Simbolismo e significado da pedra jade
A pedra jade é cercada de mitos e simbolismos (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

A jade é uma pedra preciosa que inspira muitos mitos e simbolismo. Possui um largo espectro de cores e é venerada há aproximadamente 7.000 anos. Ela tem sido utilizada em peças artísticas, joias e acessórios, como amuletos da sorte, grampos e pentes, em esculturas e como parte de cerimônias religiosas, na China antiga e em muitas outras culturas. Seu significado e poder são multifacetados; os braceletes são apenas uma das muitas formas de usar a pedra como um ornamento de proteção.

Outras pessoas estão lendo

História

Na China antiga, a jade era conhecida como "yu", ou "joia real". Seu valor era comparável ao de diamantes ou ouro na cultura ocidental. Sua resistência a tornava ideal para o uso em armas e ferramentas. Mas sua beleza transformou-a em uma popular pedra de ornamentação, decorando imagens religiosas, túmulos de importantes membros da família imperial e joias.

Ela foi considerada uma pedra poderosa e usada em cerimônias rituais na China desde 5000 a.C. Os chineses acreditavam que a jade possui o poder de proteger o corpo e o espírito, tanto para os vivos quanto para os mortos.

Ela também era extremamente apreciada em outros continentes. Na América Central, os maias, astecas e olmecas a valorizam mais do que o ouro. Na Nova Zelândia, as tribos indígenas Maori esculpiam a jade nativa em armas e instrumentos de culto.Os antigos egípcios lhe atribuíam o poder de cultivar a paz interior, equilíbrio e amor.

Simbolismo e significado da pedra jade
A jade era utilizada na escultura de peças ornamentais (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Simbolismo

Na China antiga, as pessoas usavam a pedra para afastar o mal. Ela era esculpida em pequenos discos simbólico chamados "pi", que eram usados ​​em cerimônias religiosas. Muitos chineses usavam pingentes e ornamentos de jade para indicar status social.

Antigas crenças relacionadas com o poder da pedra ainda permanecem, incluindo a prática de usar pulseiras de jade para proteção. Os pais chineses costumam dar às suas filhas ou filhos braceletes com a pedra para lembrá-los da proteção dos pais e do amor.

A pedra é considerada um símbolo do belo e do precioso, incorporando as virtudes de Confúcio: coragem, compaixão, humildade, sabedoria e justiça.

Tipos de jade

Existem duas variedades de jade: jadeíte e nefrite. A nefrite é a mais comum, seu valor depende mais da qualidade artística envolvida na modelação e escultura da peça do que da pedra em si.

A jadeíte, no entanto, é mais valorizada por causa de sua maior qualidade de translucidez e tons verdes profundos. A maioria das joias são feitas de jadeíte, ao invés de nefrite.

Características importantes

Além da cor da pedra, há várias características que devem ser levadas em consideração durante a avaliação de seu valor, especialmente da jadeíte, o tipo mais valioso de jade.

As qualidades que devem ser verificadas incluem um acabamento liso, textura homogênea, translucidez, transparência semelhante à do mel, e uma coloração intensa e uniforme. Qualquer jade com textura manchada, qualquer nebulosidade, cor opaca ou pequenas rachaduras é considerado menos valiosa.

Variações da cor

A jade nefrite é geralmente verde -- às vezes cinza-esverdeado ou um tom mais escuro. Ela também vem em tons avermelhados, brancos ou amarelos. A jadeíte é normalmente verde, mas também pode ser encontrada em tons de rosa ou branco, bem como marrons, violetas, pretos e vermelhos.

A homogeneidade da cor da peça afeta seu valor. A melhor jade possui uma coloração sólida e uniforme. Na Europa e nos EUA, as peças mais valorizadas são as verdes: maçã, espinafre ou verde-esmeralda. Na Ásia, no entanto, as jades mais conceituadas são aquelas que são puramente brancas ou em amarelo delicado, com tons suaves de rosa. Na joalharia, a jade-lavanda é popular.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível