O que o símbolo do Corvette significa?

O símbolo de duas bandeiras do Corvette era circundado em modelos mais antigos

Bill Pugliano/Getty Images News/Getty Images

O logo da Corvette mudou algumas vezes desde que chegou ao mercado em 1953. No entanto, os elementos primários do escudo foram mantidos em toda a história da produção do carro. Com poucos detalhes modificados, o famoso emblema de duas bandeiras e os símbolos nelas desenhados mantiveram-se constantes com pouquíssimas exceções com o passar dos anos.

Corrida

O Corvette é um carro de performance desde que foi criado, e a Chevrolet sempre quis a imagem do carro associada a corridas e esportes motorizados. O logo consiste em duas bandeiras de corrida, uma delas sendo de fato uma bandeira real. Esse desenho indica que desde o princípio a Chevrolet desejou atrelar esta imagem ao carro. Isso deu frutos, uma vez que o Corvette começou a participar de corridas de resistência em Sebring nos anos 1950 e em Le Mans nos anos 1960 e 70. Isso trouxe o crescimento do programa de corrida do Corvette e o sucesso de carros como o C5-R.

Chevrolet gravata borboleta

O símbolo é conhecido pela Chevrolet como a gravata borboleta. O símbolo apareceu na bandeira oposta à quadriculada em todas as versões do logo, embora as cores e o tamanho tenham mudado algumas vezes. Essa foi uma maneira de identificar os carros como membro da família Chevrolet enquanto ainda empregava a ele um símbolo único que o identificava como uma linha a parte e acima do resto dos modelos da Chevrolet.

Flor-de-lis

Várias versões do símbolo do Corvette tiveram uma flor-de-lis na mesma bandeira que a gravata borboleta. O nome Chevrolet vem de uma família francesa, e a flor-de-lis é um dos símbolos mais importantes da França. Simbolicamente, ela significa paz e pureza. Os designers do logo originalmente quiseram incorporar uma imagem referente a família Chevrolet, mas como eles não puderam encontrar uma, eles resolveram por uma imagem que identificasse a França.

Herança

O desejo do designer Robert Bartholemew, de incutir um senso de herança ao veículo através do logo, era claro. No entanto, ao invés da herança francesa dos fundadores da Chevrolet, a ideia inicial era de referir-se aos Estados Unidos. Originalmente, a bandeira oposta a bandeira quadriculada era pra ser a bandeira americana. No entanto, a lei americana não permite o uso da bandeira nacional para usos comerciais, então o símbolo teve que ser redesenhado.

eHow Brasil
×