×
Loading ...

Como fazer um simples marcador de tempo de 1 minuto

Atualizado em 23 março, 2017

Construir um marcador de tempo de um minuto é um ótimo projeto para montar com suas crianças. Utilizando apenas alguns itens encontrados em casa, você pode facilmente construir um simples marcador de tempo de areia de um minuto. Você pode utilizá-lo para ensinar às crianças o conceito de administração de tempo e qual a duração de um minuto, ou para cronometrar turnos nos jogos em família. Essas instruções podem facilmente ser adaptadas para criar um marcador de tempo de areia com duração maior, ajustando a quantidade de areia utilizada no passo 3. Por que comprar marcadores de tempo de cozinha caros quando você pode fazer um em cinco minutos?

Instruções

Ampulheta (Creatas/Creatas/Getty Images)
  1. Pegue um copo plástico e coloque-o de cabeça para baixo sobre uma mesa. O outro copo será colocado por cima do primeiro de forma que os fundos dos dois estejam em contato. Eles formarão uma forma grosseira de ampulheta. Coloque fita adesiva ao redor dos copos onde os fundos se encontram, para que estejam seguramente presos.

    Loading...
  2. Utilizando um alfinete ou outro objeto afiado, faça um pequeno furo através dos fundos dos copos. Tome cuidado para não fazer um furo muito grande, e certifique-se de que ele atravesse o fundo dos dois copos. Se os copos forem feitos de plástico duro, aquecer cuidadosamente o alfinete com um isqueiro ou vela exatamente antes de furar pode ajudar. Os pais não devem deixar crianças executarem esse passo e devem ser muito cuidadosos quando aquecerem o alfinete.

  3. Dose uma quantidade de areia e coloque-a no copo de cima do medidor de tempo. Certifique-se de que a areia consiga atravessar o buraco que você fez no passo 2. Se a areia não estiver atravessando, alargue um pouco o buraco. Coloque o medidor de tempo sobre um prato ou tigela para pegar a areia que atravessa e utilize o cronômetro para medir quanto tempo leva para a areia atravessar o fundo do medidor. Ajuste a quantidade de areia até que leve exatamente um minuto (ou a duração que desejar) para que toda a areia passe do topo para o fundo do medidor de tempo.

  4. Corte dois círculos de cartolina ou plástico. Esses círculos serão utilizados como tampas para as bocas dos copos. Para ter o tamanho apropriado, coloque o medidor de tempo sobre a cartolina ou plástico e contorne a circunferência do copo com um lápis ou caneta hidrográfica. Primeiro, prenda uma das tampas à boca de um dos copos utilizando fita adesiva ou cola. Certifique-se de que esteja firmemente presa. Em seguida, coloque a areia dentro do outro copo e cole a segunda tampa da mesma maneira. Agora você deve ter um medidor selado contendo areia para um minuto.

Loading...

Dicas

  • Tente encontrar copos de plástico mais moles — eles serão mais fáceis de furar. Utilizar areia colorida no medidor pode ajudar a torná-lo mais visível.

O que você precisa

  • Dois copos plásticos transparentes (é importante que seja possível enxergar dentro dos copos)
  • Areia (pode ser comprada em lojas de artesanato ou jardinagem)
  • Cronômetro
  • Alfinete ou outro objeto afiado para fazer furos
  • Cartolina ou plástico para serem utilizados como tampas
  • Tesoura
  • Fita adesiva ou cola
Loading ...
Loading ...