×
Loading ...

Como simplificar o teorema de Pitágoras

Atualizado em 20 julho, 2017

Na geometria, o teorema de Pitágoras relaciona três lados de um triângulo retângulo e diz que o quadrado da hipotenusa, o lado inclinado do triângulo, é igual à soma do quadrado dos outros dois lados. Isso significa que a hipotenusa é igual à raiz quadrada da soma do quadrado dos outros lados. Convencionalmente, a equação está na forma h = (a2 + b2)1/2 onde h é a hipotenusa, a é a altura do triângulo e b a base. No entanto, é possível expressar essa equação em uma versão mais simples.

Instruções

Na geometria, o teorema de Pitágoras relaciona três lados de um triângulo retângulo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Eleve ambos os lados da equação do teorema de Pitágoras ao quadrado para que a raiz seja removida do lado com a soma. Agora, a forma da equação é:

    h2 = a2 + b2.

    Loading...
  2. Simplifique a equação h2 = a2 + b2 removendo as potências. A equação ficará na seguinte forma:

    h.h = a.a + b.b

    Os pontos entre os símbolos representam multiplicação. Outra forma de expressar a equação é:

    hh = aa + bb or hh = aa + b*b

    Essa forma é a mais fácil possível para o teorema de Pitágoras, pois elimina o trabalho de usar raízes ou potências.

  3. Mude o termo isolado da equação dependendo do seu objetivo. É possível isolar o termo que corresponde à base para que ela fique em função das outras medidas. Da mesma forma, é possível isolar a altura. As fórmulas com a base ou a altura isoladas são as seguintes:

    aa = hh – bb

    e

    bb = hh – aa

    As três fórmulas podem ser usadas dependendo do objetivo e dos valores fornecidos.

  4. Encontre a raiz quadrada do lado direito da equação após ter somado ou subtraído os componentes dependendo da equação que está sendo usada para obter o valor da variável desconhecida localizada no lado esquerdo da equação. Caso contrário, a variável desconhecida ficará elevada ao quadrado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...