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Como usar um simulador de caminhada

O simulador de caminhada é uma boa opção para quem deseja praticar uma atividade aeróbica dentro de casa. O aparelho, que se tornou muito popular depois das famosas esteiras ergométricas, é fácil de usar e apresenta bons resultados a curto, médio e longo prazo. Além de simular uma caminhada, o aparelho é mais completo do que a simples esteira e também fortalece a musculatura das pernas e dos braços. Esse equipamento é indicado por profissionais da área de educação física, por proporcionar baixo impacto durante a prática de exercícios, o que ajuda a evitar lesões nas articulações. Saiba como usar adequadamente um simulador de caminhada e bom exercício.

Instruções

O aparelho é especializado em simular os movimentos feitos nos exercícios de caminhadas (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. O primeiro passo na hora de se exercitar é subir no aparelho. Os pedais do simulador de caminhada fazem movimentos para frente e para trás.

  2. Em seguida, segure os bastões para apoio das mãos. Eles serão responsáveis por impulsionar o corpo.

  3. O ideal é começar de forma lenta, o que permite com que seus músculos fiquem bem aquecidos. Depois, comece a caminhar e vá alongando as passadas pouco a pouco.

  4. Um exercício que pode ser feito na fase de aquecimento é sincronizar o movimento das duas mãos com o movimento da perna. Assim, é possível alongar o corpo como um todo e também trabalhar a musculatura de braços e pernas.

  5. Com movimentos casados com os bastões e com os pedais, "caminhe" sobre o aparelho. O processo é semelhante a uma caminhada comum, com os braços alternados.

  6. O simulador de caminhadas ajuda a melhorar a resistência cardiorrespiratória e fortalece os músculos como um todo. Alguns aparelhos possuem display de velocidade, distância e até gasto calórico. Combine esses elementos, para realizar um exercício mais complexo.

  7. A plataforma giratória do simulador permite algumas séries de rotações de tronco. Utilize essa variação do aparelho entre os momentos de caminhada forte e moderada. Faça 3 séries com 20 rotações de tronco entre os exercícios.

  8. Para trabalhar apenas os músculos da panturrilha, caminhe alguns minutos com a ponta dos pés. Mas não exagere, pois esse movimento repetitivo pode machucar os ossos dos pés.

  9. De acordo com especialistas, um bom plano de treinamento é dedicar 10 minutos para aquecimento. Em seguida, alterne 15 minutos de caminhada moderada com 3 minutos de caminhada rápida. Não esqueça de exercitar-se ao menos de duas a três vezes por semana.

Dicas

  • Além dos exercícios, é importante ingerir bastante água, para hidratar o corpo e ter uma dieta balanceada. Para quem procura formas de emagrecer, o ideal é sempre procurar ajuda especializada de um nutricionista.

Aviso

  • Fique atento(a) para não exagerar nos exercícios, principalmente durante as primeiras vezes. O ideal é separar alguns minutos de descanso depois de uma caminhada muito intensa, até que o corpo volte a se recuperar.

O que você precisa

  • Simulador de caminhada
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