Mais
×

Sinais de alerta de um namorado obcecado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O comportamento obsessivo de um namorado sinaliza que é melhor sair deste relacionamento. No entanto, muitas vezes os sinais que revelam este tipo de comportamento são de difícil identificação, em especial quando você está apaixonada e interessada pela pessoa. Mesmo assim, é importante ter consciência da obsessão, porque emoções deste tipo, fortes e descontroladas, podem resultar em danos emocionais e até mesmo físicos para ambos os envolvidos.

Um namorado que demanda atenção o tempo todo é um obsessivo (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

O domínio do seu tempo

Se um namorado quer passar o tempo com você, sem nenhuma ou pouca consideração em relação a outras pessoas ou a outras responsabilidades da vida dele, ele pode estar obcecado. É natural que, quando você está apaixonado por alguém, você queira mesmo passar um bom tempo ao lado desta pessoa, mas é sempre importante manter também outras relações e responsabilidades na vida. Um namorado que parece estar sempre focado apenas em você e na relação de vocês, e que espera o mesmo da sua parte, está dando sinais de um comportamento preocupante. Por exemplo, se ele espera que você sempre deixe seus amigos de lado para ficar com ele, fique atenta ao problema. Ele está tentando deixá-la emocionalmente dependente, para que possa controlá-la.

Um namorado que parece estar sempre focado apenas em você e na relação de vocês, e que espera o mesmo da sua parte, está dando sinais de um comportamento preocupante (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Declarações de necessidade

É natural que pessoas apaixonadas gostem da companhia do seu companheiro(a), mas se o seu namorado faz certos comentários, é porque ele provavelmente está obcecado pela relação de vocês. Se ele repete sempre coisas como "eu morro sem você na minha vida", "você é tudo pra mim" ou "preciso de você o tempo todo" e "não quero nunca ficar sem você", então, é hora de pensar duas vezes no futuro deste relacionamento. Não é saudável que ele precise da sua presença para continuar vivendo. Claro que não há nada demais quando ele diz que te ama e que curte ficar ao seu lado, mas estes sentimentos não podem ficar grandes a ponto de tomar conta dele, a ponto de ele achar que não consegue seguir adiante sem a sua companhia.

Não há nada demais quando ele diz que te ama e que curte ficar ao seu lado, mas estes sentimentos não podem ficar grandes a ponto de tomar conta dele, a ponto de ele achar que não consegue seguir adiante sem a sua companhia (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Contato constante

Quando um namorado insiste que precisa ter contato constante com você para que ele possa falar com você sempre que quiser, é hora de ficar preocupada. Se ele lhe der um celular para que possa contatá-la a qualquer momento ou se ela liga para você o tempo todo ou fica mandando mensagens de texto sem parar perguntando onde você está, o que está fazendo e com quem você está, é preciso abrir os olhos. Se ele não consegue falar com você e passa a ligar para os seus amigos ou parentes perguntando sobre onde você está, saiba que isto é sinal de um comportamento obsessivo. Você tem vida própria e não deve ter que ficar fazendo relatórios o tempo todo dos seus passos para o seu namorado.

Quando um namorado insiste que precisa ter contato constante com você para que ele possa falar com você sempre que quiser, é hora de ficar preocupada (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Demandas que não são bem-vindas

Quando um namorado demonstra um interesse pouco comum no estilo do seu cabelo, da sua maquiagem e das suas roupas, pode ser hora de repensar a relação. Se ele começar a lhe dizer o que você deve vestir, o que não pode usar ou que você deve mudar a sua maquiagem ou seus penteados e corte de cabelo, lembre-se sempre de que você é um indivíduo e que ele não deve tomar decisões em relação à sua aparência. Se ele está tentando controlar a sua aparência, pode ser que ele esteja querendo que os outros homens não a notem. Como ele está obcecado por você, pode tentar controlá-la desta maneira.

Se ele começar a lhe dizer o que você deve vestir, o que não pode usar ou que você deve mudar a sua maquiagem ou seus penteados e corte de cabelo, lembre-se sempre de que você é um indivíduo e que ele não deve tomar decisões em relação à sua aparência (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Outras informações

É importante colocar na balança o que você sente em relação ao seu namorado e reparar quando você começa a perceber que o comportamento dele está meio estranho. Se você estiver se sentindo desconfortável e infeliz neste relacionamento, não tema colocar um ponto final nele. Se você estiver com medo de um fim dramático e complicado -- com tentativas de suicídio ou ataques à sua pessoa -- converse com seus pais ou outra pessoa que possa lhe ajudar e dar conselhos. O importante é não ficar com um namorado que dá sinais de comportamento obsessivo, porque isto pode acabar em danos à sua pessoa, física e emocionalmente.

Se você estiver com medo de um fim dramático e complicado -- com tentativas de suicídio ou ataques à sua pessoa -- converse com seus pais ou outra pessoa que possa lhe ajudar e dar conselhos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article