Mais
×

Sinais de alerta de uma tempestade

Atualizado em 23 março, 2017

O ciclo de vida de uma tempestade pode ser tão breve quanto 30 minutos e seu aparecimento pode ser abrupto e violento. Alguns sinais de alerta são óbvios, como o desaparecendo da luz solar, à medida que nuvens carregadas aparecem, ou pode ocorrer uma estática no rádio, enquanto você faz um piquenique sob um céu azul claro e sem nenhuma outra indicação de que uma tempestade está prestes a surgir. Conhecer os sinais de alerta lhe dá uma melhor chance de chegar a um lugar seguro antes da fúria da tempestade.

Um céu escurecendo repentinamente pode indicar que uma violenta tempestade está a caminho (Storm image by homer2 from Fotolia.com)

Formações de nuvens

Uma ascensão rápida de cumulus indica uma tempestade iminente. Ela se forma do ar quente, umidade e da condensação que surge, à medida que a corrente de ar quente encontra um ar mais frio. Você pode identificar a nuvem cumulus por sua altura e saliências irregulares e arredondadas. Depois que a temperatura da corrente atinge o equilíbrio com o ar ao seu redor, a parte superior da nuvem se achata, criando a forma igual a de uma bigorna, indicando que a tempestade atingiu sua fase de maturidade e está pronta para desencadear um tempo violento.

Céu escurecendo

Um céu que escurece rapidamente sendo preenchido com nuvens escuras e agitadas é um sinal para se buscar abrigo. O sistema de nuvens de uma tempestade pode tornar-se tão grande a ponto de bloquear a maioria dos raios solares, pois a massa de gotículas dentro das nuvens são uma barreira. Se essas nuvens estiverem sob camadas adicionais de nuvens, a luz pode escurecer ao nível de um crepúsculo. Nuvens que sinalizam uma tempestade se aproximando nem sempre são pretas, elas podem assumir tons roxos, amarelos e esverdeados antes do início do temporal.

Relâmpago

Os relâmpagos podem atingir de 16 a 24 km do centro de uma tempestade. Mesmo quando o céu está azul claro, os raios podem surgir da parte superior da nuvem em forma de bigorna. Os relâmpagos começam a ocorrer durante a fase de desenvolvimento da tempestade e podem cair antes dos primeiros pingos de chuva. O raio de calor é produzido por uma trovoada que está muito distante para seu barulho ser audível e pode ser o primeiro aviso de que uma tempestade está indo em sua direção. A atmosfera eletricamente carregada também pode causar estática no rádio.

Vento

O vento pode soprar repentinamente ou mudar de direção pouco antes de uma trovoada. Correntes descendentes de ar se formam durante o estágio de amadurecimento do temporal e essas colunas de ar correm em direção à Terra, espalhando-se à medida que atingem o solo. As formas mais violentas de correntes descendentes, chamadas de rajadas de vento, descem rápido o suficiente para causar rajadas de mais de 160 km/h. Elas podem formar ventos em linha reta com a força destrutiva de um tornado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article