Sinais de aproximação de um tsunami

Escrito por amanda lynch | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais de aproximação de um tsunami
Tsunamis, na verdade, não têm a mesma aparência de ondas regulares, mas podem ser devastadores (Comstock/Comstock/Getty Images)

Em 11 de março de 2011, um devastador terremoto de magnitude 9 atingiu a costa nordeste do Japão, provocando um tsunami de proporções catastróficas. À medida que o número de mortos aumentava, as pessoas de todo o mundo ficaram sem saber como uma coisa tão horrível aconteceu, o que poderia ser feito para ajudar e se tal coisa pudesse acontecer com eles. Dada a natureza desastrosa dos tsunamis, é importante compreender e reconhecer os sinais de um para que você possa tomar medidas para se proteger.

Outras pessoas estão lendo

Explicando o fenômeno

Os tsunamis ocorrem quando algo faz com que uma grande quantidade de água seja subitamente deslocada. Terremotos sob a água são a causa mais comum para tsunamis, mas deslizamentos de terra, erupções vulcânicas ou quebras de icebergs também podem ser. Descrito como uma série de ondas, seu comprimento é milhares de vezes maior do que os de ondas regulares e viaja em velocidades até 10 vezes mais rápida do que as ondas normais. Também pode haver um período de tempo tão longo quanto uma hora entre as ondas do tsunami.

Quando se preparar para um tsunami

Apesar de ser da natureza dos terremotos ocorrer de repente, você descobrirá que há geralmente uma pequena quantidade de tempo para se preparar para tsunamis. Centros de alerta de tsunami, como o Centro de Avisos de Tsunami do Pacífico (PTWC) e o Centro de Avisos de Tsunami do Alaska e da Costa Oeste (WC / ATWC) podem emitir avisos de tsunami (significando que ocorreu um terremoto e pode haver um tsunami), assistência de tsunami (o que significa que um tsunami pode ocorrer, mas será a pelo menos duas horas de distância) e alertas de tsunami (o que indica que um tsunami prejudicial pode ocorrer e os moradores da área afetada são aconselhados a evacuar). Você deve prestar atenção a todos os avisos emitidos e evacuar, caso recomendado.

Sinais de alertas de tsunami

O sinal primário indicando um tsunami potencial é um terremoto. Um terremoto que ocorre até milhares de quilômetros de distância deve alertá-lo sobre a possibilidade de um tsunami iminente se você vive em uma área onde esse fenômeno costuma ocorrer.

De acordo com a National Geographic, testemunhas de tsunami frequentemente relatam uma mudança súbita no nível da água. Se o nível do mar cai ou se afasta, de repente, especialmente até o ponto onde você é capaz de ver as partes incomuns do fundo do oceano, você deve ir imediatamente para um lugar mais alto.

Cuidado com uma sombra branca ou escura no horizonte, aparecendo como uma parede de nuvens sentado em cima do mar. Quando um tsunami se aproxima, a parede de água cria um som estrondoso e alto, comparável com um motor a jato. Se você realmente vir o tsunami, corra para um lugar mais alto.

Dicas e avisos

Lembre-se que um tsunami não é uma única onda, mas uma série de ondas que podem chegar a cada uma hora de intervalo. Não presuma que o perigo passou até que o alerta de tsunami seja oficialmente retirado pelas autoridades. Se você vir ou ouvir sinais de um tsunami, não espere por uma ordem de evacuação oficial. Vá para um lugar mais alto imediatamente. Um tsunami que aparece leve em uma área do litoral pode ser enorme em um ponto diferente. Não conclua que o tsunami será pequeno em todas as áreas só pelo que você testemunhar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível