×
Loading ...

Sinais de que a barra estabilizadora está ruim

Atualizado em 20 julho, 2017

As barras estabilizadoras ajudam a evitar oscilações e reduzir a derrapagem do carro. Elas equilibram os movimentos de componentes independentes da suspensão em curvas e rodovias ásperas. Elas também evitam movimentos laterais quando colocadas em um eixo traseiro sólido. O desempenho apropriado da barra ajudará no conforto ao dirigir e melhorará as condições de direção.

A frequência de flexibilidade da mola é amortecida pela barra estabilizadora (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Desgaste do pneu

A barra estabilizadora é uma mola de aço durável que transfere a ação da suspensão. A rigidez de mola da barra é constante, a menos que esteja danificada ou gasta devido ao tempo ou à sobrecarga. Se a barra estiver nessas condições, os pneus podem ficar gastos se o carro andar em altas velocidades. Esse desgaste nos pneus aparecerão na forma de um "cotovelo" e cristas. Se isso ocorrer sem alta velocidade, a barra pode não estar funcionando direito.

Loading...
O desgaste do pneu deve ser igual (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Barulhos estranhos

Algumas barras ficam ligadas à suspensão por hastes de ligação. Essas hastes têm mancais nas duas extremidades para amortecer a transferência de carga. Outros estilos ficam inseridos nos mancais do braço de controle. Se houver algum problema, a direção ficará instável, e haverá um barulho ao esterçar o volante. Quando você passar em buracos ou lombadas, também será possível ouvir tinidos.

Perda de controle

Os pontos de encaixe da barra costumam ser revestidos com mancais para que haja um amortecimento ao mesmo tempo em que a pegada fica firme. O desgaste gradual desses mancais é normal com o tempo e pode passar despercebido em revisões rotineiras. Se você dirigir bastante ou em rodovias ruins, esse desgaste se manifestará na forma de perda de controle. A falha total resultará no deslocamento ou perda total do mancal. Essas condições são facilmente notadas por barulhos ásperos e direção inconstante.

Reparos

Muito deslocamento de peso ou respostas ruins de direção em curvas devem ser corrigidas. A barra é uma mola de aço resiliente e raramente é a culpada. Os kits de substituição dos mancais os das hastes não costumam ser caros, e, normalmente, após trocá-los, o carro volta ao desempenho original. Motoristas que exigem muito do carro podem optar por mancais de neopreno, pois esses são mais rígidos e resistentes do que os de borracha. Os amantes de automóveis podem optar por barras mais fortes e grossas, compradas diretamente de fornecedores.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...