Mais
×

Sinais de que o bebê está cansado

Atualizado em 17 abril, 2017

Os bebês não são capazes de verbalizar o que sentem, e no início, ainda não reconhecem que o que estão sentindo tem uma causa específica. Os novos pais também muitas vezes ainda não aprenderam os sinais que indicam "eu estou molhado", "eu preciso de atenção", "preciso comer" e "estou cansado." Os bebês, mesmo que não possam reconhecer a causa e o efeito do que sentem, fazem sinais para mostrar o que eles precisam.

Inúmeros sinais podem indicar que seu bebê está cansado (Lisa Stirling/Digital Vision/Getty Images)

Agitação

Os bebês que estão crescendo tendem a se agitar muito. Quanto mais cansados, mais agitados eles ficam. Os bebês cansados se contorcem e movem suas cabeças para o lado de forma agitada e contínua. Você pode segurar e acariciar um bebê cansado nas costas, mas essas ações podem aumentar a agitação dele. Sempre que o bebê for exigente e não quiser ser consolado, você precisa verificar se ele está com fome, se precisa trocar a fralda, se tem algo picando ou machucando, enfim, é necessário identificar qual é a causa exata do problema dele. Ele provavelmente está cansado, mas lutando contra o sono.

Choro

Bebês cansados podem partir da agitação para o choro, ou então para os gritos. Os novos pais podem não conseguir identificar os gritos no início, pois todos os gritos emitidos pelo bebê podem parecer iguais. À medida em que você começar a prestar atenção e ouvir, você vai passar a distinguir o choro cansado de outros gritos. Esse sinal pode ser um grito gemido ou forte e agudo. O volume e a força do grito dependem de como o bebê está cansado e frustrado por conta da sua incapacidade de entender o que ele quer.

Se recusa a comer

Os bebês geralmente sinalizam que estão cansados quando, mesmo com fome, se recusam a comer. Eles podem reprimir seus lábios e abanar a cabeça para tentar transmitir eles não estão dispostos a ingerir nada. A fome não é a necessidade mais importante naquele momento. Jamais force uma criança a comer. Em vez disso, certifique-se de que ela não está começando a criar dentes ou sentindo dor. Se você não conseguir encontrar qualquer coisa errada, pegue o bebê no colo, ande com ele ou faça coisas que o acalmem e o ajudem a dormir.

Falta de atenção

Os bebês mais velhos, que já engatinham, têm ainda menos razão para quererem dormir, já que estão explorando um mundo totalmente novo. À medida em que os bebês amadurecem, eles desenvolvem novas maneiras de sinalizar que estão cansados. Os bebês que geralmente se viram quando você fala com eles podem ignorá-lo. Eles podem esfregar os olhos e dar um puxão em suas orelhas. Eles podem começar a bater em coisas e caírem sem motivo aparente. Podem sentar-se ou enrolar-se com cobertores especiais ou brinquedos, além de chuparem o dedo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article