Sinais de uma Cabeça de Cilindro Rachada

Escrito por matt mckay
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais de uma Cabeça de Cilindro Rachada
(Image by Flickr.com, courtesy of Reg Mckenna)

Uma rachadura na cabeça de cilindro de um automóvel é uma grande preocupação e é importante reconhecer os sinais de falha cedo. A cabeça de cilindro (cabeçote), que é parafusada ao bloco principal do motor, contém mangueiras de água que ajudam a facilitar a refrigeração do mesmo. Entre o bloco do motor e o cabeçote está a junta do cabeçote, que mantém o líquido de arrefecimento dentro do cabeçote para que este não contamine o óleo do motor. Quando a junta do cabeçote falha, a capacidade de arrefecimento do cabeçote é reduzida, fazendo com que o metal fique superaquecido e rache.

Outras pessoas estão lendo

Líquido de Arrefecimento Baixo

Um dos primeiros sinais de uma cabeça de cilindro (cabeçote) rachada é uma perda misteriosa de líquido de arrefecimento. A perda é misteriosa pelo fato de vazamentos não serem evidentes debaixo do carro estacionado, e mesmo assim pode ser notado que o reservatório de líquido de arrefecimento abaixa. Essa condição pode também significar um vazamento na junta do cabeçote, e um mecânico pode fazer um teste de pressão para confirmar a sua suspeita. A substituição da junta do cabeçote é um reparo comum de manutenção e vai ajudar a prevenir que o cabeçote superaqueça e rache.

Superaquecimento

Quando muito líquido de arrefecimento é perdido, o veículo vai superaquecer. Embora superaquecimento possa ser causado por muitos outros fatores, eles podem ser facilmente diagnosticados na procura de vazamentos visíveis. Quando um carro superaquece sem razões óbvias, o veículo deve ser inspecionado em busca de problemas na junta do cabeçote. É o superaquecimento que transformará uma junta do cabeçote com vazamento em um cabeçote rachado.

Óleo Espumoso

Óleo que tenha sido contaminado com líquido de arrefecimento terá aparência espumosa e é um dos primeiros sinais de alerta. O líquido de arrefecimento entra no óleo através da junta do cabeçote com vazamento ou pela cabeça de cilindro rachada, e encontra seu caminho para o reservatório de óleo. Todo o líquido de arrefecimento que não evapora vai parar ali, e por esse motivo os vazamentos não são vistos no chão.

Fumaça Branca

Um sinal avançado de vazamento na junta do cabeçote ou de cabeçote rachado são nuvens contínuas de fumaça branca, particularmente quando o carro é inicialmente ligado. A fumaça pode ser menos perceptível depois que o carro esquentar, mas pode continuar e até mesmo piorar quando o problema se torna mais sério. A falha catastrófica da cabeça de cilindro vai resultar em nuvens brancas enormes vindas do compartimento do motor, enquanto quantidades massivas de líquido de arrefecimento evaporam no metal quente.

Prevenção

A verificação periódica do óleo, o controle dos níveis de líquido de arrefecimento e a atenção à temperatura média (se o carro for equipado com um medidor) de operação do seu carro podem ajudá-lo a estar alerta a muitas condições do motor que são potencialmente perigosas, incluindo a junta do cabeçote e da condição da cabeça de cilindro. Um mecânico pode realizar testes periódicos de pressão no sistema, que é especialmente benéfico quando se for comprar um veículo usado ou como parte da manutenção semirregular do seu carro com maior quilometragem.

Solução

Se detectada precocemente, cabeças de cilindro rachadas ou empenadas podem ser consertadas e reparadas com bons resultados. Isso nem sempre é uma opção para um cabeçote extremamente danificado ou que está exposto às condições de veículos com alta quilometragem. Nestes casos, um cabeçote novo ou a reconstrução do motor é muitas vezes recomendado, pois outras peças do motor podem estar danificadas ou desgastadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível