Os sinais de uma cabra dando à luz

Escrito por regan hennessy | Traduzido por felipe fogolin
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os sinais de uma cabra dando à luz
O nascimento seguro dos filhotes da cabra dependem de boas habilidades de observação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Conhecer os sinais que uma cabra pode demonstrar quando ela estiver pronta para dar à luz a sua cria, garantindo um processo de parto seguro. Identificar sinais precoces disso dá tempo de preparar um local apropriado e garantir que a cabra esteja confortável antes de tudo. Você também estará em uma posição melhor para reconhecer cabras com dificuldades que necessitam de ajuda no nascimento, uma habilidade essencial e que pode salvar as vidas da cabra e dos filhotes.

Outras pessoas estão lendo

Sinais físicos

Uma cabra geralmente começa a mostrar sinais físicos de que dará à luz de alguns dias a até duas semanas antes de entrar em trabalho de parto. Frequentemente, o primeiro sinal que você vai perceber é um crescimento de tamanho; algumas horas antes do trabalho de parto começar, as tetas de muitas cabras podem começar a vazar colostro, o líquido amarelado e rico em nutrientes que nutre os filhotes pelos primeiros dias depois do nascimento. Nesse ponto, você deve notar côncavos cada vez mais fundos dos dois lados da base do rabo da cabra. Um afrouxamento dos ligamentos do rabo é um sinal chave de parto iminente, de acordo com Carol Amundson, autora de “How to Raise Goats” (Como criar cabras, em português).

Sinais de comportamento

Preste muita atenção ao comportamento da cabra quando a data esperada para o nascimento se aproxima e você já conseguir perceber quando ela estiver prestes a dar à luz. Muitas cabras ficam apreensivas ou distraídas quando os níveis de hormônios mudam e elas começam a sentir contrações. Outras podem balir ruidosamente, agir de maneira ansiosa, ficar muito paradas ou respirar pesadamente em intervalos regulares. Algumas também se movem para longe do rebanho de cabras, geralmente encontrando um canto mais quieto aonde elas vão escavar o estrato para tentar criar um local de nidificação.

Período de tempo

O período de tempo do nascimento varia dependendo de diversos fatores, incluindo o número de filhotes no útero, bem como a idade da cabra. O período pré-trabalho de parto, caracterizado por súbitas mudanças hormonais e contrações leves, geralmente dura entre 12 e 36 horas. Marcada por contrações uterinas intensas, o trabalho de parto geralmente começa com o aparecimento de um muco sangrento. Quando o bode começar a mostrar sinais de contrações intensas e regulares, o saco amniótico cheio de fluidos e as patas do primeiro filhote devem aparecer depois de aproximadamente uma hora, seguida rapidamente do nascimento de quaisquer outros filhotes.

Sinais de aviso

Preste atenção a vários sinais que podem indicar que a cabra está tendo dificuldades com o nascimento. Se a cabra apresentar o muco com sangue e não conseguir dar à luz ao primeiro filhote na próxima uma hora e meia, então ela pode estar tendo problemas, segundo Margaret Hathaway, autora de “Living with Goats” (Vivendo com cabras, em português). Outros sinais que podem indicar problemas em potencial incluem sangramento exagerado, três ou quatro patas saindo do canal de nascimento ao mesmo tempo e uma apresentação pélvica (a parte traseira do filhote aparece primeiro). Se você perceber quaisquer destes sinais de potenciais problemas no nascimento, contate o veterinário imediatamente para ajuda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível