Sinais de que uma cadela perdeu sua ninhada de filhotes

Escrito por amy l. gouger | Traduzido por lara scheffer
Sinais de que uma cadela perdeu sua ninhada de filhotes

Febre, cansaço e desconforto geral são sintomas que podem acompanhar abortos

dog image by Trav from Fotolia.com

Cadelas sofrem abortos espontâneos por causa de Brucella canis, aborto micótico, hipotireoidismo, morte do feto e Neospora caninum. Três dessas causas são uma bactéria ou parasita, e uma doença grave já existente também pode causar o aborto. Se sua cadela exibir os sintomas de um aborto espontâneo, confirme a perda da ninhada e a causa com seu veterinário.

Outras pessoas estão lendo

Abdômen achatado

No início da gestação, uma cadela pode reabsorver seus filhotes. Isso geralmente acontece antes do 44º dia da gravidez. Seu abdômen irá encolher e ficará semelhante à pré-gestação. Isso pode ser resultado de um desequilíbrio hormonal, do vírus do herpes canino ou E. coli. Em alguns casos, a barriga pode apenas interromper o crescimento, ao invés de reduzir de tamanho.

Secreção vaginal

Secreção vaginal, geralmente com sangue, significa uma possível perda da ninhada, havendo a possibilidade da Brucella canis ser a causa. Uma bactéria, como E. Coli ou S. Aureus, também pode causar abortos com sintomas de secreção vaginal. Examinar a secreção pode revelar a razão por trás do aborto.

Contrações abdominais e feto

Abortos espontâneos no meio ou final da gravidez podem progredir para contrações abdominais, que resultarão no nascimento prematuro do feto. Dependendo do tempo de gestação antes do nascimento, os filhotes podem nascer mortos ou vivos.

Doenças

Uma cadela prenha pode desenvolver sintomas como febre, desconforto e letargia, facilmente confundidos com outras doenças mais leves. Elas geralmente apresentam esses sintomas junto com um dos outros sinais de perda de filhotes.

Sem filhotes

Em alguns casos, nenhum dos sintomas acima ocorre, ou você pode não ter percebido-os. Se a data prevista de nascimento passar e a cadela não mostrar sinais de estar em trabalho de parto, ela pode ter perdido os filhotes.

Diagnóstico

Um veterinário pode dizer se uma cadela está prenha ou não depois do 16º dia de gestação, não sendo possível diagnosticar um aborto antes disso. Ele usará um ultrassom para procurar pelos filhotes no útero da cadela. Para determinar a causa do aborto, o veterinário realizará vários exames. Um grande número de abortos ocorre por causa de doenças infecciosas, como a cinomose.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media