Sinais de coágulos de sangue nos pés

Escrito por antonia sorin | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Os coágulos de sangue podem se formar no interior de qualquer veia e artéria do corpo humano, e isso inclui os membros inferiores. A formação de trombos não é incomum em áreas como os pés, a parte inferior da perna e a panturrilha. Às vezes, quando sentimos dores nessas regiões, isso pode indicar mais do que um cansaço dos membros — talvez seja um sinal de formação de coágulos de sangue e, como esses fenômenos podem ser fatais ou provocar um ataque cardíaco ou derrame, é muito importante diagnosticá-los.

Outras pessoas estão lendo

Definição de coágulo de sangue interno

A formação de um coágulo sanguíneo é um processo no qual as plaquetas e as hemácias, em conjunto com a fibrina, que é um tipo de proteína, se aglutinam para cessar um sagramento quando um vaso sofre uma lesão. A formação de crostas ocorre quando esse processo se dá na superfície da pele. A formação de coágulo no interior de um vaso sanguíneo pode ser perigosa. Ainda que a maioria se dissolva naturalmente no corpo, os trombos que permanecem no interior de uma veia ou artéria podem bloquear a passagem do fluxo sanguíneo.

Coágulos de sangue nos pés

Os coágulos de sangue nos pés ocorrem pelas mesmas razões que causam seu surgimento em outras partes do corpo. Fatores como obesidade, nível de atividade, genética, infecções virais, cirurgia recente, tabagismo e idade podem contribuir para a sua formação. Os trombos na região dos pés têm um fator de risco similar aos que se desenvolvem nas pernas. Eles podem se desprender do local onde ser formaram inicialmente e se deslocar para as artérias em outras partes do corpo, como o coração, o cérebro ou os pulmões e causar problemas de saúde graves, como um derrame, embolia pulmonar e ataques cardíacos.

Riscos de um coágulo de sangue

Quando os coágulos se formam no interior de uma veia ou artéria, o fluxo sanguíneo pode ficar comprometido. Dependendo do local em que isso ocorre, essa formação pode causar ataques cardíacos ou um acidente vascular cerebral. Os trombos podem se desprender do local em que se formaram originalmente e migrar para outras partes do corpo, como o coração, o cérebro ou os pulmões. Um coágulo de sangue que bloqueia uma artéria pulmonar pode causar embolia pulmonar, o que, às vezes, é fatal.

Sintomas de coágulos de sangue nos pés

Quando se formam nos pés, os coágulos podem causar vermelhidão ou inchaço no local, além de dormência do membro. Uma dor latejante que não desaparece com descanso também pode ser sinal de formação de trombo nos pés. Uma dor aguda e intensa durante a flexão e dilatação das veias da superfície do pé também são sintomas de coágulos.

Tratamento e prevenção de coágulos de sangue

Diluentes do sangue, como a aspirina, que é um medicamento de venda livre, podem ser tomados para prevenir a formação de coágulos de sangue. Após o disgnóstico médico, muitas vezes o paciente recebe uma injeção de heparina. Outro medicamento que pode ser prescrito é a varfarina, que pode ser tomada oralmente. Consulte sempre um médico antes de iniciar qualquer regime de medicamentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível