×
Loading ...

Sinais de envenenamento por toxinas em calopsitas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As calopsitas, como outros pássaros domésticos, estão suscetíveis a envenenamentos por inúmeros produtos caseiros. Se você levar seu pássaro ao veterinário rapidamente, ele pode geralmente reverter os efeitos do envenenamento por substâncias como chumbo, zinco e cobre. É importante reconhecer os sintomas associados com as toxinas para oferecer ao seu animal os cuidados de que ele necessita.

Pássaros envenenados por toxinas apresentam dúzias de sintomas (colorful cockatiel image by Leticia Wilson from Fotolia.com)

Mecanismo de sobrevivência

Ao monitorar seu pássaro para conferir os sintomas, saiba que eles geralmente mascaram seus sintomas como técnica de sobrevivência. Na selva, um animal doente ou machucado é alvo de predadores, e por isso pássaros como calopsitas aprenderam a esconder seus sintomas para evitar predadores. Embora seu pássaro não mostre os sinais, ele pode estar muito doente. Se você estiver preocupado que seu pássaro possa ter ingerido ou entrado em contato com uma toxina, não espere até que os sintomas apareçam para levá-lo ao veterinário.

Loading...

Comportamento e letargia

Embora os pássaros geralmente escondam os sintomas das doenças, ainda é possível reconhecer os sinais do envenenamento. Uma calopsita que tenha ingerido toxinas pode se comportar estranhamente. Ela pode reagir estranhamente a você ou a outros pássaros. O comportamento é um dos melhores indicadores da saúde do seu animal, então fique atento a mudanças e discuta-as com seu veterinário. Seu pássaro pode parecer deprimido e desinteressado em brincadeiras. Um pássaro envenenado pode também ficar muito fraco e ter dificuldades de equilíbrio ou para voar. Se você achar que o seu animal está muito letárgico ou parece deprimido, leve-o ao veterinário.

Digestão

As toxinas também irão perturbar o sistema digestivo de um pássaro. As calopsitas podem sofrer perdas de apetite, resultando em perda de peso. Confira se o seu animal está comendo e bebendo normalmente, pois a desidratação também pode ocorrer. Sua calopsita pode sofrer de diarreia e vômitos. Cheque as fezes para procurar sinais de problemas digestivos, incluindo mudanças na textura, cor e odor.

Convulsões

Um pássaro que tenha ingerido toxinas pode ter convulsões. Durante uma convulsão, o corpo do seu pássaro pode enrijecer e ele pode cair. Ele também pode chacoalhar-se ou mover-se sem a capacidade de controlar seus movimentos. Também pode perder a consciência ou fazer barulhos estranhos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...