Sinais de que uma esposa é agredida verbalmente

Escrito por lars tramilton | Traduzido por paula belchior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais de que uma esposa é agredida verbalmente
Mulher cobrindo as orelhas na cama com o marido (Chris Clinton/Lifesize/Getty Images)

O abuso verbal é um tipo de abuso caracterizado pela linguagem e ameaças nocivas, ao invés de violência. As pessoas que são verbalmente abusadas tendem a machucar os outros emocionalmente ao invés de fisicamente. Muitas pessoas sofrem através de casamentos verbalmente abusivos e não se distanciam porque a sua dor não é física. É importante estar ciente dos principais sinais de abuso verbal se isso estiver acontecendo com você ou alguém que você conheça.

Outras pessoas estão lendo

Xingamento

Os maridos verbalmente abusivos tendem a menosprezar suas esposas, chamando-lhes de nomes depreciativos, ridicularizando-as ou depreciando-as. Isso pode acontecer em particular ou na frente de outras pessoas. Os xingamentos e os insultos podem variar do óbvio até o velado. Por exemplo, se o marido estiver constantemente dizendo à sua esposa que ela precisa perder peso e para "largar os bolinhos", provavelmente está tentando machucá-la e rebaixá-la em vez de levá-la a melhorar por si mesma.

Medo

Se uma mulher estiver constantemente pisando em ovos, devido à raiva e ao temperamento de seu marido, então ela provavelmente está sofrendo abuso verbal. Um sinal que indica o abuso verbal é evitar alguns assuntos. Se uma mulher evita mencionar um colega de trabalho do sexo masculino com quem muitas vezes trabalha em conjunto com medo de que seu marido fique furioso e acuse-a de traição, então a situação pode ser seriamente abusiva e emocionalmente prejudicial.

Culpa

Se uma mulher está sempre sendo culpada por tudo e sendo informada de que todos os seus problemas são culpa dela, ela está, provavelmente, em um casamento verbalmente abusivo. Os maridos verbalmente abusivos muitas vezes tentam fazer suas esposas acharem que todas as suas deficiências ou dificuldades na vida são por merecimento ou porque, de alguma forma, elas buscaram isso.

Controle

O controle também é um possível sinal de abuso verbal. Se um marido monitora constantemente o paradeiro de sua esposa, ela provavelmente está sendo abusada verbalmente. Alguns exemplos disso incluem a não permissão de que sua esposa tenha uma vida social, mantendo-a isolada, longe de seus amigos e familiares e restringindo seu acesso à comunicação, finanças e transporte.

Ameaças

Outra tática comum empregada por maridos verbalmente abusivos é a de intimidação. Se uma mulher estiver sempre sendo ameaçada, não importa que tipo de ameaça for, a situação aponta para o abuso verbal. O marido poderia ameaçar fugir com seus filhos, sabotar seu relacionamento com sua melhor amiga ou ameaçar se matar se ela o abandonar. Todos esses comportamentos são característicos de abuso.

Oscilação de humor

As mudanças de humor também podem indicar um abuso verbal. Se o comportamento do marido é imprevisível, e em um minuto ele está pulando de alegria e no próximo dá o tratamento do silêncio ou grita com você sem motivo aparente ou qualquer causa, a instabilidade é a criação de um ambiente verbalmente abusivo volátil, desconfortável e sério.

Jogos de palavras

Em conversas, se o marido estiver sempre tentando manipular a linguagem ou fazer jogos de palavras, é provável que ele se envolva em um comportamento verbalmente abusivo. Se ele distorce as palavras de sua esposa, está tentando manipular a situação em seu próprio benefício. Por exemplo, se ela afirma que confia em sua mãe e ele responde "Então você está dizendo que você não confia em mim? Eu vejo que está", está abusando dela e tentando manipular suas palavras.

Objetificação

A objetificação sexual também pode apontar para o abuso verbal. Se o marido trata a esposa como um objeto sexual submisso e exige sexo com ela, sem se importar com qualquer outra coisa — se ela estiver ocupada, doente ou simplesmente não quiser —, está cometendo um comportamento seriamente emocionalmente abusivo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível