Casa

Sinais da falta de água nas plantas

Escrito por jenny harrington Google | Traduzido por wanderson david
Sinais da falta de água nas plantas

Evite deixar seu canteiro do jardim seco, regue regularmente

watering plants image by david hughes from Fotolia.com

Tanto as plantas de vaso quanto as de canteiros podem sofrer com a falta de água. Quando o solo fica muito seco, as plantas começam a sofrer estresse hídrico, que as fazem murchar e morrer. Até mesmo os períodos breves de estresse hídrico podem trazer sérios danos para as plantas, os quais persistem por muito tempo, até que uma rotina regular de rega seja retomada.

Outras pessoas estão lendo

Definhamento

As folhas começam a cair e algumas podem se enrolar, pois a folhagem sofre com as condições do solo seco. A perca de flores e queda de folhas precoce também indicam falta de água, pois a flor não consegue mais sustentar as florações e os botões. Enquanto o definhamento progride, as folhas podem também desenvolver uma translucidez, visto que a planta não consegue mais absorver os raios solares e produzir clorofila através da fotossíntese.

Escurecimento

A folhagem fica marrom pois as raízes param de enviar umidade até o caule. O escurecimento pode afetar toda a folha ou pode primeiramente se desenvolver em volta das margens dela. Enquanto o estresse hídrico continua, as áreas marrons ficam frágeis e secas. Os caules também começam a escurecer e secar e se quebram facilmente quando são tocados.

Declínio da raiz

As plantas não precisam de água apenas para sobreviver, elas também precisam de umidade para conseguir absorver os nutrientes do solo. Quando o solo fica seco, o sistema da raiz começa a se desvanecer por falta de umidade e nutrição. A rega superficial, que não penetra na área da raiz, faz a superfície do solo ficar encharcada enquanto as raízes mais baixas morrem. As raízes da área encharcada, enfraquecidas pela falta de água que afeta o resto da planta, tendem a se apodrecer ou ter problemas de fungos.

Qualidade do solo

O solo adequadamente regado fica úmido a uma profundidade de no mínimo 15 cm ou por todo o solo do vaso. O solo demasiadamente seco escoa a água para as laterais ao invés manter um escoamento nivelado. O canteiro de jardim pode ficar duro ou poeirento, dependendo da quantidade de argila encontrada naturalmente no solo. Nos canteiros de jardim que se secam completamente é possível notar rachaduras que se desenvolvem no topo do solo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media