Mais
×

Sinais de que o frango está estragado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Consumir frango estragado é perigoso. O indivíduo corre risco de ficar seriamente doente por causa de uma bactéria como a salmonela, encontrada nele. As bactérias são eliminadas quando o alimento é cozinhado completamente, mas há tipos que permanecem mesmo depois disso. Elas não provocam perigo se o alimento estiver cozido. Seguem alguns sinais para identificar se o frango está estragado.

Frango estragado normalmente tem mau cheiro e fica desbotado (George Marks/Retrofile/Getty Images)

Data de validade

Sempre verifique a data de validade do frango antes de comprar. Verifique novamente antes de cozinhá-lo. O alimento também pode estragar antes da data prevista, então procure por outros sinais.

Mudança de cor

Observe mudanças significativas na cor do frango. Se ele estiver mais escuro, jogue fora. O mesmo vale para se ele ficou mais claro do que quando for comprado. Sinais de mofo também servem como um alerta óbvio.

Fedor

A carne estragada tende a cheirar muito mal. Se o frango cheirar à levedura ou simplesmente à podre e deteriorado, então bem possivelmente estragou. Além disso, observe um odor parecido com amônia. O frango normal não fede, então não tente se livrar desses cheiros só por que não passou da data de validade.

Superfície viscosa

Se você tocar no frango e perceber que a sua superfície está viscosa, então provavelmente ele estragou. Se estiver viscoso, a sensação estará acompanhada de maus odores. Ele também pode estar pegajoso.

Dicas

Ao comprar o frango, se não estiver seguro de sua aparência ou do seu cheiro, mostre a um profissional da loja. Eles são bastante cuidadosos ao tirar carne vencida das estantes, mas é possível que acidentalmente algum tenha ficado para trás. Além de ver se ainda está bom, certifique-se de que não há gelo ou plumas. Se o alimento for congelado demais, perde a maioria de suas proteínas, sucos naturais e maciez. Se penas ou pelos forem encontrados na superfície, pode indicar que não foi bem lindo antes de embalar. Ao manusear carne crua, separe-a de outros alimentos para evitar contagiá-los. Limpe totalmente toda louça que entrou em contato com a carne, incluindo a tábua e os utensílios. Também lave bem as mãos após o contato. Cuidadosamente, prepare a carne, usando um termômetro para medir a sua temperatura interna.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article