Sinais de gravidez em uma coelha com oito semanas de vida

Escrito por heather vecchioni | Traduzido por alexandre amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais de gravidez em uma coelha com oito semanas de vida
Coelhas normalmente escondem bem sua gravidez (floppy eared rabbits image by Ken Marshall from Fotolia.com)

Muitas coelhas não mostram sinais de gravidez, então é bem difícil determinar a sua condição. Apontar a gravidez em uma coelha de oito semanas pode ser ainda mais difícil porque seus instintos maternos ainda não estão desenvolvidos. Para dificultar as coisas ainda mais, coelhas podem passar por estados de falsa gravidez, quando demonstram os mesmos comportamentos que teriam se realmente estivessem prenhas.

Outras pessoas estão lendo

Aumento no tamanho do abdome

Assim como a maioria dos mamíferos, o estômago de uma coelha pode inchar quando ela está prenha, mas não é o caso para todas elas. Algumas nunca mostram sinais até momentos antes do trabalho de parto, afirma o site Pet-Rabbit-Care-Information.com. Se sua coelha de oito semanas começar a aparentar que está carregando peso extra, é possível que sejam filhotes a caminho. À medida em que a gravidez se desenvolve, é possível também ver os bebês se movendo na barriga dela.

Palpação do abdome

De acordo com o site BarbiBrownsBunnies.com, a palpação é a única forma de saber de fato se a coelha está prenha ou não. Um veterinário ou parteiro experiente poderá dizer se ela está esperando filhotes apenas sentindo os bebês dentro da barriga dela. Esse exame deve ocorrer entre dez e 14 dias após a concepção. Fazê-lo cedo demais pode resultar em danos ao feto. É possível sentir os bebês na barriga outra vez no 27º ou 28º dia de gestação e, a essa altura, será mais fácil senti-los.

Comportamento peculiar

Sua coelha de oito semanas pode agir de uma forma estranha se estiver prenha. A maioria das coelhas nessa condição permanece calma durante a sua gestação de 30 a 31 dias. Se ela for muito ativa ou agitada, e passar a agir de forma apática, ela poderá estar esperando bebês. Além disso, coelhas prenhas têm feno em suas bocas. Sua coelha pode estar perto do fim da gestação se ela não quiser mais a atenção do macho e começar a cavar freneticamente. A essa altura, ela puxa pelo do seu corpo para fazer um ninho. Ela normalmente pega pelos das pernas, abdome e, às vezes, das costas, informa o Pet-Rabbit-Care-Information.com. Não intervenha ou tente mover o ninho, pois isso pode resultar na negação ou mutilação dos bebês pela mãe.

Tenha em mente que já que sua coelha de oito semanas de idade é mais jovem do que a idade recomendada para a reprodução, seus instintos maternos podem ainda não ter aflorado, então ela pode não mostrar esses comportamentos comuns. De acordo com o site BarbiBrownsBunnies.com, a idade recomendada para reprodução é entre três e seis meses para filhotes médios, oito meses a um ano para proles grandes e de 12 a 18 meses para gigantes. Entretanto, mesmo coelhas mais velhas falham em apresentar sinais de gravidez e surpreendem seus donos com uma ninhada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível