Sinais de gravidez em periquito australiano

Escrito por maura wolf | Traduzido por thania moraes
Sinais de gravidez em periquito australiano
Os periquitos põem ovos (Edoma/iStock/Getty Images)

Os periquitos australianos e outros periquitos são ovíparos, o que significa que eles produzem e põem "ovos que se desenvolvem e eclodem fora do corpo materno", como definido pelo dicionário Merriam-Webster. A progênie de animais ovíparos passa por um pequeno ou nenhum desenvolvimento embrionário dentro da mãe, então cientificamente falando, as aves não podem ficar grávidas de verdade, o que é definido pelo WordNet da Princeton University como "carregando uma progênie em desenvolvimento dentro do corpo". Entretanto, as periquitas australianas ficam grávidas e podem exibir sinais de que um ovo está perto de ser posto.

Ganho de peso

Normalmente, "não existe nenhum sinal físico além de um pouco de ganho de peso (alguns gramas) para dizer que a sua periquita está perto de pôr", de acordo com Tailfeathers network. Com a maioria das periquitas, você não vai notar nenhum sinal de gravidez e não haverá nenhum ganho de peso nem nada fora do ordinário. As periquitas produzem e põem ovos quando eles estão prontos, e algumas põem ovos inférteis quando nenhum macho está presente.

Sinais de gravidez em periquito australiano
As periquitas comem normalmente e não ganham peso quando estão carregando um ovo (kimmik69/iStock/Getty Images)

Aparência

Não existe uma maneira certa de saber que uma periquita está carregando um ovo. O tempo entre quando a periquita começa a formar o ovo e quando ele emerge é breve, cerca de 30 a 48 horas. Uma periquita australiana que está carregando um ovo pode ou não aparentar um pouco mais redonda no abdômen, mas outras situações e problemas podem causar isso. De acordo com Keet Corner, do site Wavian.com, “Você não pode dizer se uma fêmea está grávida — ela não vai aparentar estar inchada".

Sinais de gravidez em periquito australiano
Periquitos australianos amarelos (cris180/iStock/Getty Images)

Comportamento

Como as periquitas formam apenas um ovo por vez, elas podem continuar a pular, escalar e mesmo voar enquanto um ovo se desenvolve dentro delas. As mudanças comportamentais podem ocorrer, mas elas são provavelmente sutis. Se a sua periquita tiver uma caixa para ninho, ela pode passar a maior parte do tempo nela antes de pôr um ovo. Algumas aves aparentam limpar constantemente a área do ninho, espalhando e reorganizando o material dentro da caixa. Se não fornecer para a sua ave uma caixa ninho, ela provavelmente vai estabelecer um lugar na gaiola, como uma quina, tigela de alimento ou alguma área no piso da gaiola, para pôr o ovo. Ela pode se tornar protetora e defender o local para ninho escolhido contra qualquer distúrbio. A medida que se aproximar do momento de pôr o ovo, a sua ave poderá exibir comportamentos como uma limpeza compulsiva de si mesma ou de partes da gaiola, ou ela vai se mover pela gaiola de maneira repetitiva. Keet Corner adverte que "se vir a sua periquita se esforçando por algumas horas, ela poderá estar sofrendo de uma condição potencialmente fatal conhecida como retenção de ovo, onde o ovo não vai sair". Essa é uma emergência com risco de vida e a sua ave precisa de exame e tratamento imediato por um veterinário especializado.

Sinais de gravidez em periquito australiano
Um casal de periquitos australianos (gigishots/iStock/Getty Images)

Mudanças físicas

Antes de pôr um ovo, a sua periquita australiana pode começar a mudar mais e usar as suas penas como material para o ninho. À medida que se aproxima o momento da ave pôr o ovo, existe um menor espaço para a passagem das fezes. Você pode notar que a sua ave defeca menos frequentemente, e quando ela fizer, as fezes poderão ser maiores do que o normal. "Quanto maior forem as fezes, mais próximo o ovo estará da cloaca, onde será expelido", de acordo com Tailfeathers network. Se as fezes forem enormes por dias e a sua ave aparentar estar se esforçando, ela poderá estar com o ovo preso e deverá ser levada para o veterinário imediatamente.

Sinais de gravidez em periquito australiano
Um periquito pode usar as suas penas como material para fazer o ninho (Юлия Чупина/iStock/Getty Images)