Sinais da implantação do óvulo na gravidez

Escrito por regan hennessy | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais da implantação do óvulo na gravidez
Aprenda a reconhecer os sinais da implantação do óvulo (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Você provavelmente já conhece as partes básicas da concepção: o espermatozoide encontra o óvulo nas condições adequadas, produzindo um embrião que se desenvolve em um bebê. Mas o que acontece após a fertilização do óvulo? O que é a implantação do óvulo e como se sabe se ela já aconteceu? Estar familiarizada com os sinais desse evento a ajudará a entender a importância dele e reconhecê-lo quando acontecer.

Outras pessoas estão lendo

Fatos da fertilização

Os sinais da implantação do óvulo são apenas uma indicação visual de que muitas mudanças estão ocorrendo em seu corpo durante este primeiro estágio da gestação. Após a fertilização do óvulo nas trompas de Falópio, o zigoto formado segue sua trajetória pela trompa e se implanta no revestimento do útero (o endométrio), que engrossa durante a preparação para este momento. A implantação do óvulo desencadeia mudanças no corpo, incluindo inchaço dos seios, ausência de menstruação e cansaço, que demonstram que o seu corpo está se modificando para proporcionar ao bebê condições adequadas para seu desenvolvimento.

Sangramento vaginal

O sinal mais óbvio da implantação do óvulo é um sangramento vaginal. Normalmente, ele ocorre de 6 a 12 dias após a concepção; este leve sangramento é normalmente um dos primeiros sinais da gravidez, de acordo com a Associação Americana de Gravidez. Apesar de algumas mulheres confundirem o sangramento da implantação com a menstruação, ele normalmente ocorre antes do que deveria ocorrer o sangramento menstrual, apresenta uma coloração diferente (rosada ou amarronzada) e uma consistência diferente, além de durar um período menor.

Cólicas

Para algumas mulheres, a cólica é outro sinal que indica a implantação do embrião no endométrio uterino. Tipicamente, essa dor é semelhante à cólica que ocorre durante o período menstrual regular. Ainda que a cólica que ocorre com a implantação frequentemente seja acompanhada por sangramento vaginal, também pode acontecer isoladamente. Se você estiver confusa se a dor e o sangramento que está percebendo são consequência da implantação do óvulo ou da menstruação, o site Pregnancy-Info.Net sugere que você se baseie na quantidade de sangue expelido para determinar o que ocorreu; o sangramento da implantação é normalmente mais suave que o menstrual.

Alterações hormonais

Um sinal da implantação do óvulo ocorre quando seus níveis de hormônio mudam drasticamente por conta da implantação do embrião. Após esse fenômeno, seu corpo passa a produzir a gonadotrofina coriônica (hCG), um hormônio da gravidez presente no sangue e na urina. A Associação Americana de Gravidez afirma que o nível de hCG no sangue aproximadamente dobra em 3 dias, tendo seu pico durante a décima segunda semana de gravidez. Os testes caseiros de gravidez verificam a presença de hCG na urina, o que permite determinar se você está grávida ou não.

Considerações

Apenas não apresentar sangramento e cólicas após duas semanas da concepção não significa necessariamente que a implantação não ocorreu. De fato, apenas 25% das mulheres que engravidam verificam sangramento durante o primeiro trimestre de gravidez. Se você é sexualmente ativa e está percebendo outros sinais da gravidez, como ausência da menstruação, compre um teste de gravidez que verifique o nível de hCG na urina; se obtiver um teste positivo, terá certeza de que realmente está grávida e o embrião já se implantou no útero.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível