Saúde

Sinais de uma infecção uterina

Escrito por jonae fredericks | Traduzido por mirella veloso
Sinais de uma infecção uterina

Partos demorados podem levar a uma infecção uterina

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Infecções uterinas, que causam inflamação do revestimento do útero, podem afetar mulheres de todas as idades. Contudo, acontecem mais frequentemente em mulheres que fizeram partos por cesariana ou que vivenciaram partos normais demorados. Suspeita-se que um grande número de exames vaginais durante o parto demorado contribuem para o desenvolvimento da condição. O site Womenshealth.gov reporta que mulheres abaixo de 25 anos que tiveram muitos parceiros sexuais também são suscetíveis a alguma forma de infecção uterina.

Outras pessoas estão lendo

Causas da infecção uterina

Uma infecção uterina, quando é associada com a gravidez, é referida como endometrite. O revestimento do útero fica inflamado durante a endometrite e normalmente se apresenta dessa forma após abortos espontâneos ou com o nascimento da criança. A Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos explica que uma infecção uterina pode também ser causada por doenças como clamídia e gonorreia, e também por um supercrescimento de bactérias vaginais. Infecções uterinas que não são relacionadas com a gravidez são chamadas de doenças inflamatórias pélvicas (DIP).

Endometrite com o parto

As pacientes diagnosticadas com endometrite geralmente começam a desenvolver sintomas 24 horas depois do parto ou aborto espontâneo. Dor no baixo ventre e febre são normalmente as primeiras indicações de que uma infecção está presente. De acordo com Merck, dor no útero também é um sinal, junto com uma corrimento mal cheiroso, perda de apetite, letargia, dores de cabeça e arrepios.

Doença inflamatória pélvica

A doença inflamatória pélvica nem sempre mostra sinais de que uma infecção uterina está presente. De acordo com a Mayo Clinic, quando os sintomas começam a se manifestar, normalmente há o desenvolvimento de dor no baixo ventre e de um corrimento mal cheiroso. Dor na parte de baixo das costas, náusea, vômitos, sangramentos anormais e febre também podem surgir como sintomas da infecção uterina.

Infecção uterina e choque séptico

O choque séptico é uma grave complicação que anda de mãos dadas com a infecção uterina. Milton S. Hershey Medical Center reporta que as infecções uterinas são normalmente tratadas com antibióticos. Uma infecção uterina que é deixada de lado, sem tratamento, pode causar complicações severas, que afetam os órgãos do corpo e levam a uma pressão sanguínea extremamente baixa - o que significa um risco à vida. O choque séptico requer tratamento emergencial e é normalmente acompanhado de palidez, temperatura corporal anormalmente alta ou baixa, falta de ar e letargia. Tonturas, confusão e arrepios podem também se manifestar durante um episódio de choque séptico.

Relação sexual dolorida

Para algumas mulheres, os sinais de uma infecção uterina não são sempre claros, e podem até mesmo imitar os de outras doenças. Dores na relação sexual podem ocorrer como resultado de uma infecção no útero. Algumas mulheres não procuram tratamento, porque elas não se sentem confortáveis com o assunto ou simplesmente ficam envergonhadas. É importante notar que uma visita ao médico para discutir essa matéria é confidencial. Quaisquer discussões pertencentes à situação médica serão mantidas estritamente entre o médico e o paciente. Se você pensa estar vivenciando sintomas de uma infecção uterina, ligue para o seu ginecologista imediatamente.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media