Mais
×

Sinais de infestação de ratos

Atualizado em 23 março, 2017

Os ratos estão entre os mamíferos mais resistentes da Terra. Eles são reprodutores férteis e crescem em uma grande quantidade de ambientes. Infelizmente, quando os ratos fazem dos centros urbanos suas casas, eles podem causam danos estruturais a prédios e serem vetores de doenças. Além de ver alguns ratos dentro ou ao redor de casa, os seguintes sinais podem indicar uma infestação de ratos.

Aprenda a identificar sinais de uma infestação causada por ratos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sons

Os ratos são mais ativos a noite, sendo mais fácil percebê-los depois de escurecer. Quando eles estão presentes, você poderá ouvi-los arranhando as paredes ou coçando-se e correndo ao redor do porão ou sótão. Você também poderá ouvir chiados ou ruídos de mastigação.

Excrementos

Geralmente, o primeiro sinal de uma infestação são as fezes dos ratos. Você poderá encontrar fezes ao redor de rodapés ou em cantos escuros. Além disso, você poderá encontrá-las no balcão da cozinha ou em armários e gavetas, já que eles se alimentam e procuram alimentos durante a noite. As fezes frescas são pretas e em formato de pílulas, enquanto as mais antigas ficam cinzas e farelentas.

Danos

Os ratos irão roer qualquer coisa. Infelizmente, quando eles infestam uma casa, eles podem causar danos estruturais onerosos. Eles podem mastigar a fiação elétrica, paredes, tetos, vigas de sustentação, armários ou qualquer outra superfície dura. Eles não roem apenas para afiar os dentes, mas também para chegar à uma fonte de alimentos ou fazer atalhos até essa fonte. Você poderá notar uma pilha com pequenas lascas de madeiras nos lugares roídos com mais frequência.

Trilhas e marcas

Você pode não notar trilhas de ratos na casa a menos que seja um local empoeirado, como o porão ou o sótão, mas se você notá-las ou encontrar sinais de mastigação, polvilhe um pouco de talco ou farinha sobre a área para confirmar a existência da trilhas após dois dias. Se os ratos estão movendo-se para dentro e fora de um edifício, eles irão deixar trilhas e marcas no chão, em torno da fundação do edifício. Além disso, eles costumam utilizar um mesmo caminho, próximo das paredes. Essa prática deixa frequentemente marcas escuras ao longo de rodapés ou paredes engorduradas, devido à fricção constante de seus pelos.

Odor

A urina do rato possui um aroma almiscarado distinto, diferente dos odores de animais domésticos. Será mais fácil sentir o cheiro da urina e das fezes em um ambiente pequeno ou fechado. Além disso, se eles criarem ninhos em um edifício, alguns ratos podem ter morrido no porão, no sótão, nas tubulações de ar ou debaixo de móveis. Um rato morto irá feder quando começar o processo de decomposição.

Ninhos

Os ratos criam seus ninhos em locais escuros, pois sentem-se seguros. Os lugares comuns são em sótãos, porões, garagens ou em paredes. Eles irão rasgar roupas, papéis, madeira e outros materiais para construir o ninho. Ao procurar essas áreas, você pode se deparar com uma bola feita por aqueles materiais e esconderijos de alimentos. Alternativamente, alguns ratos preferem fazer tocas ao longo do exterior de um edifício, próximo da fundação. Elas são geralmente encontradas onde a vegetação é espessa, ou sob materiais de construção e pilhas de madeira.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article