Sinais de intolerância à lactose em bebês

Escrito por laura heilman | Traduzido por mara marcos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais de intolerância à lactose em bebês
Sinais de intolerância à lactose (Pixland/Pixland/Getty Images)

A intolerância à lactose é resultado da incapacidade do corpo de digerir a lactose ou os açúcares presentes no leite. Sinais de intolerância à lactose em bebês se manifestam, principalmente, com dores de barriga e diarreia, embora alguns bebês também experimentem vômitos e dermatite. Os sinais de intolerância à lactose começam, geralmente, cerca de 30 a 60 minutos após o consumo de produtos lácteos ou leite materno. Seu pediatra pode diagnosticar a intolerância à lactose em seu bebê e aconselhar sobre mudanças em suas refeições.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas de intolerância à lactose

A intolerância à lactose provoca dor de estômago por causa do excesso de produção de gás nos intestinos. Muitas vezes, os bebês mostram sinais de dor após a alimentação fazendo caretas, choro inconsolável e girando em torno de seus corpos para aliviar o desconforto. Geralmente, estes sinais comportamentais estão relacionados à alimentação, mas um desconforto geral pode persistir durante todo o dia. Os bebês também terão problemas para dormir mais do que o normal. Eles podem acordar de repente, como se tivessem dor e começar a chorar.

Sinais de intolerância à lactose em bebês
Mãe confortando bebê que chora (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Intolerância à lactose e digestão

A intolerância à lactose mostra-se mais forte nos sintomas do sistema gastrointestinal. Cólicas e excesso de gases, bem como diarreia, cuspes ou vômitos são sinais desse problema em bebês. De acordo com o pediatra Dr. Sears, a diarreia em bebês com intolerância a lactose não apresenta as fezes amarelo suave habituais, na verdade elas são líquidas, de cor escura e ocorrem muitas vezes durante o dia. Como vômitos e diarreia podem causar perda de fluidos, é fundamental entrar em contato com seu pediatra para aconselhamento sobre como evitar a desidratação.

Sinais de intolerância à lactose em bebês
Pediatra examinando o bebê (Comstock/Comstock/Getty Images)

Intolerância à lactose e dermatite

A intolerância à lactose em bebês também pode se manifestar como dermatite (ou eczema). De acordo com o Dr. Sears, o eczema é caracterizado por pele seca com textura áspera devido a pequenas manchas brancas. Seu bebê pode ter manchas secas e escamosas ou o eczema pode cobrir grandes áreas de seu corpo. Irritações podem ocorrer, quando as manchas secas tornam-se vermelhas, altas e com pus . Muitas vezes, essas áreas apresentam coceira e incômodo. A dermatite muitas vezes pode ser aliviada mantendo a pele hidratada e usando sabonetes suaves durante o banho.

Sinais de intolerância à lactose em bebês
Pai passando loção no bebê (Pixland/Pixland/Getty Images)

Intolerância à lactose vs. Alergias a leite

A intolerância à lactose ocorre quando um bebê tem uma deficiência na enzima (lactase) que é necessária para digerir o açúcar do leite (lactose). Esta não é uma alergia ao leite, mas uma intolerância à lactose no leite. Uma verdadeira alergia ao leite é a resposta do sistema imunológico para a proteína encontrada no leite.

Sinais de intolerância à lactose em bebês
Leite em mamadeira (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Concepções erradas

De acordo com o Dr. Stephen Wangen, do Centro de Alergias Alimentares, intolerância à lactose é rara em bebês, embora possa acontecer temporariamente em bebês e bebês prematuros que têm apenas um surto de diarreia.

Sinais de intolerância à lactose em bebês
Bebê prematuro (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível