Sinais de intoxicação alimentar por camarão

Camarão com arroz

shrimp image by cherie from Fotolia.com

Camarão, seja servido como coquetel ou parte de um prato sofisticado, é uma comida popular e saborosa. Mas comer camarão contaminado pode levar à intoxicação alimentar, ou seja, dor de estômago, vômito, entre outros sintomas. Alguns dos sintomas podem causar grande risco de vida. Há várias maneiras de se identificar um caso de intoxicação alimentar causada por camarão estragado.

Identificação

Camarão contaminado por bactérias ou outras toxinas causa intoxicação alimentar, mas só dá para saber que ele estava estragado após passar um tempo, quando você desenvolve dor de cabeça, diarreia e outros sintomas. Sintomas específicos dependem da quantidade exata de bactéria que contaminou o camarão. Em geral, sinais adicionais de intoxicação alimentar por camarão incluem tontura, dor de estômago e fraqueza muscular. Você pode sofrer paralisia, tremor ou formigamento nos lábios, língua, braços ou pernas. As toxinas no camarão também podem causar problemas para engolir e falar. A intoxicação alimentar também pode causar fezes com sangue, assim como problemas de vista, inclusive visão dupla ou turva. Os sintomas podem emergir em qualquer lugar, de meia hora até sete dias após comer o camarão infectado. Geralmente, os sinais começarão a aparecer dentro de 12 a 72 horas.

Tratamento

Beber água ajuda a tratar de intoxicação alimentar por camarão

Young woman drinking water. Woman With Water Glass. image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com

Busque cuidados médicos se os sintomas forem graves. Um perigo particular é a paralisia que pode afetar sua capacidade de respirar. O médico pode optar por usar carvão ativado para filtrar as toxinas do seu corpo. Outros tipos de tratamento com antibióticos ou outros remédios também são comuns. Caso contrário, uma maneira de melhorar é se manter hidratado tomando água e outros líquidos, para repôr os líquidos e eletrólitos perdidos por causa da doença.

Prevenção

Intoxicação alimentar causada por camarão geralmente pode ser evitada. Aqui vão algumas dicas. Refrigere rapidamente qualquer camarão que você não planeje comer imediatamente. Evite comer camarão se não tiver certeza de quanto tempo ele ficou fora de refrigeração. Lave as mãos com frequência ao cozinhar ou servir camarão. Quando estiver lidando com vários tipos de comida, certifique-se de que os caldos da carne ou dos frutos do mar não entrem em contato com itens já preparados. Cheque se o camarão foi preparado na temperatura apropriada.

eHow Brasil
×