Sinais de lesões no cotovelo

Escrito por lee mason | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais de lesões no cotovelo
O cotovelo é uma articulação complexa que, quando lesionado, pode afetar uso de todo o braço e da mão (Comstock/Comstock/Getty Images)

O cotovelo é uma articulação complexa que, quando lesionada, pode afetar o uso de todo o braço e da mão. Os sintomas das lesões no cotovelo estendem-se além da dor na área. Os sintomas apresentados podem ajudá-lo a determinar exatamente o tipo de lesão e como reabilitá-la. Sempre consulte um médico no caso de lesões extremamente dolorosas ou quando sua mobilidade é limitada.

Outras pessoas estão lendo

Dor

A dor é um indicador natural de que algo está errado em seu corpo. Pode ser uma contusão, um corte ou uma ruptura interna de algum tipo. Ao sentir dor, considere se esta é localizada em uma área ou se irradia para outro lugar (normalmente descendo até o punho). Pode-se não sentir dor no cotovelo, quando este se encontra em posição de repouso, mas ela pode surgir -- ou aumentar -- com o movimento. A dor sugere que certamente algo está errado, mas pode não contar toda a história de uma lesão. Quando ela ocorre na parte superior externa, sugere a condição cubital conhecida como "cotovelo de tenista", mas se for na parte inferior interna, sugere "cotovelo do jogador de golfe". Se você sentir dor na porção ulnar, pode se tratar de uma contusão. Essencialmente, a dor lhe permite determinar sua avaliação diagnóstica subsequente.

Edema

As lesões mais agudas, como contusão ou distensão, causam inchaço instantâneo. As lesões crônicas, incluindo o "cotovelo de tenista" e o "cotovelo do jogador de golfe", bem como a bursite crônica, podem produzir um edema que pode não ser identificado de modo proeminente, não sendo de extrema utilidade na avaliação. Caso a lesão for aguda, quer dizer que esta ocorreu subitamente em colisão, hiperextensão ou em outra ação rápida, e o edema terá início dentro de minutos. Uma lesão desse tipo pode sugerir contusão na bursa, na altura da articulação ulnar, com possível ruptura do saco bursal. Pode significar deslocamento, distensão ou uma possível fratura dessa articulação. Examinar o formato do cotovelo será o próximo passo da avaliação.

Deformidade

O edema certamente é suficiente para dar ao cotovelo uma aparência deformada. Contudo, ao examiná-lo, você verificará se sua porção "pontuda" não se encontra onde deveria estar. Em adultos, o edema é associado, com mais frequência, à fratura. Em crianças, este pode não ser o caso. Uma contusão na bursa pode causar edema em forma de bola na ponta do cotovelo. Este não será uma sugestão de deslocamento, se for o único sintoma ou a única área inchada.

Imobilidade

Algumas lesões ainda permitem o uso total do braço, apesar de doloroso. Estas podem ser crônicas, nas quais os tendões ou ligamentos podem estar inchados, comprimidos ou ligeiramente lacerados, como é o caso em "cotovelo do jogador de golfe" ou "cotovelo de tenista". A bursite crônica pode causar alguma imobilidade devido à localização do edema, mas não deverá imobilizar completamente o braço. Deslocamentos, fraturas e outras lesões agudas podem impedir que a pessoa curve ou estenda o braço.

Dormência

Muitos nervos correm através da articulação do cotovelo descendo até o antebraço e mão. Esses nervos ajudam a controlar as habilidade motoras finas com as mãos, assim como a recepção sensorial das células táteis. Se você sentir a mão dormente ou formigando, isto sugere que há uma compressão do nervo no cotovelo ou punho. Será necessário avaliar a sensação de dormência ou fraqueza da mão juntamente com qualquer dor que esteja sentindo. Isto é particularmente importante se a lesão for crônica e surgiu com o tempo. Se os componentes do cotovelo estiverem inchados e você sentir dor nessa área com dormência, o nervo poderá estar comprimido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível