Sinais de que a maionese estragou

Escrito por susanne koenig | Traduzido por alisson dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais de que a maionese estragou
Não permita que migalhas ou outros pedaços de comida entrem na sua maionese com uma faca, isso vai estragá-la (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Com as salmonelas constantemente aparecendo nas manchetes, você pode estar preocupado se a sua maionese já se estragou ou não. Embora seja verdade que a maionese contém ovos crus, só é propenso à deterioração em certas condições e vai durar um tempo longo mesmo sem refrigeração. Ainda assim, verifique com cuidado se você sentir que seu produto estragou.

Outras pessoas estão lendo

Os riscos

A maionese tem uma má reputação não merecida, principalmente porque contém ovos crus. A verdade é que a deterioração ocorre apenas à maionese, se ela tiver sido exposta a bactérias introduzidas na mistura por uma faca ou outro utensílio usado para espalhá-la e que tenha sido inserido dentro do frasco. Migalhas, pedaços de proteína, como atum ou salmão, podem trazer alguns bichos pequenos desagradáveis na mistura. Maionese comercialmente feita é resistente à deterioração, porque o suco de limão, sal e vinagre presente na maionese age como um conservante natural. Mesmo se um frasco de maionese fica fechado e tratado com um utensílio limpo a cada vez, ele vai se manter conservado mesmo fora da geladeira. É por isso que a maionese é armazenada à temperatura ambiente em mercearias, sem efeitos secundários nocivos. É importante notar, contudo, que a maionese caseira tem consideravelmente mais gema de ovo e é mais susceptível à deterioração e deve ser usada dentro de duas semanas após ter sido feita.

Os culpados

A bactéria é geralmente a culpada quando se trata da deterioração na maionese é a Staphylococcus Aureus e que está presente em mais de 50% dos adultos saudáveis. Ela reside nas passagens nasais e da garganta, e pode contaminar a maionese sem que a pessoa esteja consciente disso. A salmonela é também um problema quando se trata de deterioração da maionese, mas a deterioração acontece apenas quando ela tenha sido contaminada com um alimento que já continha as salmonelas e foi introduzido na maionese por meio de uma faca ou outro utensílio sujo. Lavar as mãos ajuda, mas eventualmente mais maionese vai estragar devido a esses materiais se o frasco for usado por várias pessoas, especialmente as crianças pequenas, que podem não estar cientes de procedimentos adequados de segurança alimentar.

Sinais

A maionese muda de cor quando se estraga, tornando-se mais amarelada à medida que tempo passa. Quando ela mudar de cor, não se arrisque – jogue-a fora e gaste um pouco mais de dinheiro com outro frasco novo. O cheiro também será notável e tem sido descrito como ácido. A deterioração também pode ser indicada pela presença de fungos e esporos, não seja um pão-duro usando a parte que parece estar boa - jogue todo o lote fora e comece de novo. Lembre-se – por vezes, sinais de deterioração não são tão aparentes em tudo – manipulação segura dos alimentos é a sua melhor aposta. Mantenha sua maionese refrigerada, especialmente se ela for caseira e lembre-se, um grama de prevenção vale um quilo de cura: use um utensílio limpo toda vez que você mergulhar no frasco. Os especialistas recomendam que a maionese seja mantida a uma temperatura de 5°C.

Caseiras versus comercial

Como a maionese caseira tem uma maior concentração de ovos na sua mistura – dois ovos e óleo produzem duas xícaras de maionese – uma proporção muito mais elevada do que a maionese comercial – a deterioração é mais iminente já que os ovos podem ter vestígios de salmonelas já neles. Também não existe tanto sumo de limão em maionese caseira, assim reduzindo a eficácia da acidez. A maionese comercial, se tratada adequadamente vai manter-se quase indefinidamente, se mantida refrigerada. Não deve haver receios sobre a maionese na salada de batata ou salada de repolho no seu piquenique. Se você está preocupado, mantenha a maionese fria em torno de 5°C.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível