Sinais de morte de peixes tropicais devido à falta de oxigênio

Escrito por alex burgess Google | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais de morte de peixes tropicais devido à falta de oxigênio
Identifique a hipóxia no seu estágio inicial para evitar a morte dos peixes devido a falta de oxigênio (Photodisc/Digital Vision/Getty Images)

A falta de oxigênio em um aquário de peixes tropicais, também conhecido como hipóxia, é causada por uma manutenção insuficiente, baixa qualidade da água ou filtração inadequada. Em um aquário limpo e bem conservado nunca deve faltar oxigênio. Quando ele tornar-se escasso, os peixes mostram sinais de angústia, faltam-lhes o ar e eles morrem rapidamente. Identifique os sinais iniciais de alerta de baixo oxigênio no aquário para evitar a perda de peixes.

Outras pessoas estão lendo

Comportamento do peixe

Se o seu aquário não tiver oxigênio suficiente, o peixe vai para superfície da água para procurar por ar. Tome medidas imediatas para evitar a perda de peixes. Em um aquário onde a água pareça limpa, pode haver um indicador de um problema subjacente com a química da água ou o filtro. Troque metade da água do aquário e adicione uma placa de oxigenação para uma rápida estimulação de oxigênio.

Qualidade da água

Os peixes respiram através das brânquias e utilizam o oxigênio no tanque de água para sobreviver. Se seu aquário estiver sujo, os peixes serão incapazes de respirar corretamente e partículas de sujeira vão para suas brânquias juntamente com a água, causando um estresse adicional. As bactérias, algas e outros micro-organismos usam o oxigênio na água do aquário, mas em um tanque saudável nunca deve haver micro-organismos suficientes para causar problemas. Se você não mantiver seu tanque limpo, eles irão se reproduzir em uma camada viscosa flutuante de fragmentos que sufocam o aquário. Partículas verdes suspensas e lodo devoram o resto de oxigênio, não deixando nada para seus peixes.

Mau funcionamento do equipamento

Verifique regularmente se o equipamento do seu aquário está em boas condições de funcionamento. Nem sempre é fácil identificar um filtro quebrado e basta apenas alguns dias sem filtragem adequada para um aquário começar a perder oxigênio e matar seus peixes. Um filtro dispersa oxigênio uniformemente por toda a água do tanque e as bactérias boas que colonizam o meio filtrante mantêm a química da água saudável. Se o filtro quebrar, o equilíbrio biológico é perturbado e a qualidade da água se deteriora rapidamente.

Soluções

Troque um pouco da água do aquário assim que você vir um peixe com falta de ar. Se um peixe começar a ficar sem oxigênio, os outros também ficarão. Se seu aquário estiver sujo devido a falta de manutenção, monte um tanque de armazenagem com água limpa e sem cloro, coloque o peixe lá dentro enquanto estiver limpando o aquário principal e restaure-o para um ambiente saudável. Uma manutenção regular e trocas parciais de água mantêm os níveis de oxigênio a um grau aceitável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível