Sinais e níveis da exaustão pelo calor

Escrito por annabelle brown | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais e níveis da exaustão pelo calor
Beba bastante líquido para evitar a exaustão pelo calor (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

A exaustão pelo calor ocorre quando a temperatura corporal interna torna-se muito alta, devido ao calor e a umidade elevados, esforço excessivo e desidratação. Existem três níveis dessa condição relacionada ao calor. O primeiro são as cãibras, seguidas de exaustão devido ao calor e, em seguida, a insolação, o que pode ser fatal. Reconhecer os sintomas dessa exaustão e tomar as medidas para esfriar seu corpo pode evitar a ocorrência de lesões relacionadas com o calor ou a morte.

Outras pessoas estão lendo

Cãibras produzidas pelo calor

As cãibras são uma forma leve de exaustão pelo calor. Nesse caso, elas ocorrem quando o corpo se torna superaquecido, devido à alta temperatura ou umidade, fazer exercícios em condições de calor ou desidratação. Caso sinta cãibras, pare o que estiver fazendo e descanse em um lugar fresco, de preferência em um espaço climatizado ou com sombra. O ato de beber um energético irá esfriar seu corpo e repor os eletrólitos perdidos. Se você não tiver um energético, consuma bastante água fria. Se os sintomas não desaparecem ou piorarem, procure um médico.

Exaustão pelo calor

A exaustão pelo calor é uma condição mais grave relacionada com o calor. Os sintomas podem incluir suor, tontura, cansaço extremo e pulso acelerado ou retardado. Se ela for causada pela perda de água devido às temperaturas quentes ou ao esforço excessivo, os sintomas podem incluir sede, dor de cabeça, fraqueza e perda de consciência, de acordo com a WebMD. Se o seu corpo tiver perdido muito sal, podem ocorrer náuseas e vômitos. As cãibras e os desmaios também podem ocorrer. Além disso, a confusão e a urina muito escura são sintomas associados à exaustão pelo calor causada pela diminuição de sal. Caso sinta algum desses sintomas, vá imediatamente para um local fresco, de preferência uma área fechada com ar condicionado. Beba um energético ou água fria. Baixe a temperatura do corpo com um banho frio de chuveiro ou banheira, ou passando uma toalha úmida sobre ele.

Insolação

Caso esteja sofrendo de exaustão pelo calor e a sua temperatura corporal atingir 40 ºC, ou se a sua condição não melhorar dentro de uma hora, procure imediatamente atendimento médico, pois esses podem ser sinais de insolação, o que pode causar danos ao cérebro. Se não for tratada, a insolação pode ser fatal. Os sintomas de insolação podem incluir respiração rápida, dificuldade para falar, convulsões, coma ou perda de consciência e alucinações, de acordo com a Mayo Clinic.

Prevenção

As doenças relacionadas com o calor, como a exaustão, são evitáveis. Passe o maior tempo possível em um ambiente fresco com ar condicionado durante o clima quente e úmido. Beba bastante água ou outros líquidos, e ainda mais caso esteja praticando exercícios ou passe um tempo fora quando estiver quente. Não se permita ficar com sede. Vista roupas confortáveis e respiráveis durante o tempo quente. Faça pausas frequentes do calor. Ouça o seu corpo e descanse imediatamente se sentir cãibras ou outros sintomas de exaustão pelo calor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível