Sinais de perfuração intestinal

Escrito por kristie jernigan | Traduzido por josé víctor dias lourenço
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais de perfuração intestinal
A perfuração intestinal é uma emergência médica (stethoscope on book image by Paul Hill from Fotolia.com)

A perfuração do intestino é um orifício que ocorre no intestino grosso ou delgado e é considerada uma emergência médica. Esta condição pode ser causada por muitas doenças diferentes, tais como apendicite, doença de Crohn, colite ulcerativa, cálculo ou infecção biliar, trauma ou um erro num procedimento médico. Essa condição pode apresentar sintomas muito severos.

Outras pessoas estão lendo

Dor abdominal

Quando ocorre a perfuração do intestino grosso ou delgado de uma pessoa, o conteúdo desses órgãos pode vazar. Isto provoca inflamação do tecido circundante na cavidade abdominal, podendo gerar um abcesso, que é a bolsa de infecção ou pus que pode ter sido originada por esse vazamento. Nestes casos, a pessoa sentirá dor que rapidamente se agrava. Além disso, o abdome pode tornar-se distendido devido ao acúmulo de líquido ou mesmo pela liberação de gás a partir de tecidos que estão morrendo. A área abdominal ficará bastante sensível e a pessoa poderá apresentar sinais de extremo desconforto. Se esta condição não for tratada, pode causar graves danos e até levar à morte.

Febre e calafrios

Se o vazamento da perfuração intestinal não for identificado, ele pode causar uma grave infecção, provocando uma febre alta. Se a infecção entrar na corrente sanguínea, pode causar sepse, que é uma doença muito grave e que pode levar à morte. Com a febre e devido a ela, a pessoa pode sofrer de calafrios extremos. Juntamente aos sintomas, a pessoa pode se encharcar de suor ou ter "suor frio", enquanto luta contra eles.

Náuseas e vômito

Náuseas e vômitos são sinais comuns de um intestino perfurado. Isso pode acontecer nos casos em que houve um bloqueio do intestino que levou à sua perfuração. Também ocorre quando o conteúdo do cólon vaza para o corpo, causando uma infecção. Muitas vezes, a pessoa sentirá náuseas extremas e começará a vomitar bile verde. Uma pessoa que está sentindo esses sintomas deve buscar um médico ou sala de emergência de forma imediata.

Sangramento ou hemorragia

Sangramento ou hemorragia geralmente se manifestam depois que a perfuração intestinal passou para um estágio que ameaça a vida. Normalmente ocorre depois de a pessoa ter experimentado muitos dos outros sintomas listados anteriormente. A perfuração e sangramento podem também ocorrer como resultado de diverticulite, câncer de cólon ou durante um procedimento médico, como uma colonoscopia.

Os médicos Stephen M. Kavie e o PhD Marc D. Basson relataram que a pessoa que experimenta um cólon perfurado com sangramento pode precisar de intervenção cirúrgica se o cólon não reparar buraco por si só. O sangue pode subir, fazendo com que o paciente o vomite, ou saindo pelo reto e provocando sangramento retal.

Dor no quadril ou virilha

Dor no quadril ou na virilha também podem ser sinais de perfurações intestinais. Ela geralmente aumenta ao longo do dia e pode ser muito grave, até levando a pessoa a ter dificuldade para andar. A área também será muito dolorosa ao toque e algumas pessoas podem pensar que têm apendicite. No entanto, em alguns casos é uma apendicite que gerou a ruptura, e agora a pessoa está em risco de infecção, ou mesmo de morte. Nesta circunstância, a atenção médica imediata é fundamental.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível