Sinais de personalidades controladoras

Escrito por jennifer campbell | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais de personalidades controladoras
Personalidades controladoras podem ser um problema para uma pessoa e todos à sua volta (Goodshoot RF/Goodshoot/Getty Images)

As pessoas com personalidades controladoras manifestam uma série de sinais óbvios que podem afetar negativamente todos à sua volta. De acordo com o "Marriage Walk", tendências de controle podem ter origem em inseguranças ou em pais ou irmãos manipuladores. Pessoas que desenvolvem esse tipo de personalidade, em razão de seu ambiente, muitas vezes tentam gerenciar cada parte de suas vidas; pessoas que escolhem ser controladoras podem demonstrar controle excessivo apenas em algumas situações.

Outras pessoas estão lendo

Toda decisão deve ser ideia deles

Personalidades controladoras gostam de ser o líder e tomar frente em todas as decisões. Eles geralmente rejeitam as ideias que não forem deles. Se uma decisão é tomada sem o conhecimento dessas pessoas, elas sentem seu poder ameaçado e muitas vezes respondem com críticas à ideia e os outros envolvidos nela. Esse é um sinal presente em todos os tipos de personalidade controladora, embora possa se manifestar de forma mais extrema de acordo com cada caso. Por exemplo, uma pessoa pode ser mais controladora sobre as decisões do trabalho do que em casa ou no relacionamento.

Possessividade

A possessividade é um dos principais sintomas desse tipo de personalidade. Ela pode afetar todos os tipos de relação na vida de uma pessoa. Controladores tendem a dominar as relações com seus cônjuges, filhos, amigos e até colegas de trabalho e clientes. Eles podem demonstrar possessividade através da comunicação frequente e cobrança de satisfações, ficando nervosos quando uma pessoa não atende ligações ou e-mails rapidamente, com ciúmes quando as pessoas passam tempo com outras e criticando as coisas com frequência. Os controladores podem ainda demonstrar possessividade questionando sobre o paradeiro das pessoas.

Manipulação pela comunicação

Algumas personalidades controladoras usam da comunicação manipulativa, como o elogio ou a fofoca, para direcionar uma situação ou relacionamento da forma que melhor lhes convier. Por exemplo, uma pessoa pode tentar impelir um colega de trabalho a negar uma promoção, elogiando sua performance no cargo atual ou exagerando os pontos negativos referentes à nova posição. Nos relacionamentos, uma personalidade controladora pode fazer fofocas a respeito de um amigo em comum para tentar enfraquecer uma amizade ou elogiar uma pessoa nova na frente das outras para fazer com que ela seja aceita no grupo.

Superproteção

A superproteção, na maioria das vezes afeta amigos e familiares. Ela pode ser confundida com a possessividade e até mesmo com obsessões compulsivas. Esse sinal é manifestado através de ligações constantes, exigindo detalhes sobre o paradeiro de familiares e amigos a todo o momento e criticando severamente a decisão das outras pessoas quando elas discordam. Outros indicadores são o estoque exagerado de medicamentos em casa ou a proibição de algumas atividades consideradas arriscadas, como esportes radicais ou ficar na rua até mais tarde.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível