Sinais de que precisamos de um novo compressor para a geladeira

Escrito por jeff gatlin | Traduzido por giovana moretti
Sinais de que precisamos de um novo compressor para a geladeira

Compressores defeituosos comprometem o funcionamento de geladeiras e freezers

Chris Clinton/Lifesize/Getty Images

Os compressores levam a carga de ar refrigerado para o aparelho, comprimem essa carga e então a bombeiam para resfriar a geladeira e o freezer. Se o motor, as bobinas ou o ventilador quebrarem, a habilidade da sua geladeira em manter a comida fresca e congelada também diminui. Há muitos sinais de que um compressor está com defeito e precisa ser consertado ou substituído.

Outras pessoas estão lendo

A geladeira faz barulhos altos de "cliques"

Se sua geladeira está fazendo barulhos altos de "cliques", provavelmente o compressor está superaquecido e desligando automaticamente como medida de segurança. O compressor tem um botão de liga/desliga para realizar essa ação, o que produz o barulho de "clique". Também é possível, embora não com frequência, que o botão em si esteja danificado.

A geladeira liga e desliga continuamente

Se sua geladeira liga e desliga em intervalos de poucos minutos, provavelmente há algum defeito na bobina, no ventilador ou no motor de condensação.

A geladeira não está fria por dentro, mas está funcionando

Isso indica que seu compressor está funcionando, mas talvez não o suficiente para manter a geladeira fria. Também pode significar que ela não tem mais o refrigerante adequado para o compressor funcionar bem, exigindo que ele seja reabastecido ou substituído.

A geladeira não funciona

Se a luz de funcionamento da geladeira está acesa, mas ela não está fria o suficiente e não parece estar funcionando, pode ser o compressor. Mas, uma vez que substituir o compressor é muito mais caro do que consertar outros defeitos que possam impedir que a geladeira fique fria, verifique se há outras causas para esse mau funcionamento. Talvez alguém tenha aumentado a temperatura, o controle de temperatura ou o interruptor estão danificados.

A geladeira trabalha muito mais que o normal, mas não resfria o suficiente

Se o refrigerador está funcionando — o que é indicado pelo som alto produzido pelo motor — mas não está resfriando, talvez você precise de um novo condensador. Este problema também pode ser causado por um condensador ou ventilador de evaporação danificados.

Gelo acumulado na geladeira

Se seu freezer começar a acumular quantidades incomuns de gelo, isso pode indicar que é preciso trocar o condensador.

Testando o motor do compressor

Antes de testar o motor do compressor, é muito importante que você desligue sua geladeira da tomada. Esses eletrodomésticos possuem correntes elétricas passando por eles, então você pode se ferir ou até mesmo morrer com um choque elétrico se testar o motor do compressor com a geladeira ligada. É importante, também, que você saiba se sua geladeira tem um capacitor, que armazena energia mesmo quando o aparelho está desligado. Se você perdeu o manual de instruções ou não pode verificar se há um capacitor, não tente testar o motor do compressor. Você vai precisar de um multímetro e de um pequeno medidor de resistência e voltagem para realizar esse teste. Encontre o compressor na parte inferior traseira de sua geladeira. Ele terá um painel de metal sobre ele. Se você não conseguir encontrar, confira os links de outras leituras abaixo para ver imagens de compressores. Remova o painel de metal, que é preso com uma pinça ou grampo. Você verá um dispositivo com fios de cobre em torno dele, que é o eletroímã do compressor. Puxe-o para fora. Você verá três terminais. Pegue seu multímetro e configure-o para X1. Encoste a primeira sonda do aparelho em qualquer um dos terminais, então encoste a segunda sonda em outro terminal. Você deve obter uma leitura de ohms zerada. Qualquer outra quantidade de ohms significa que você deve chamar um profissional para consertar sua geladeira. Teste cada um dos terminais, para verificar se todos fazem leitura de zero ohms. Agora teste o terra. Encoste uma sonda na caixa de metal do compressor, e a outra em cada um dos terminais, alternadamente. Você deve obter uma leitura com o símbolo do infinito, indicando que a geladeira está aterrada. Qualquer outra leitura significa que, novamente, você deve chamar um profissional para consertar sua geladeira.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media