Sinais de sarna em coelhos

Escrito por stephany elsworth | Traduzido por agmar vitti
Sinais de sarna em coelhos

A sarna causa perda de pelos em coelhos

begging rascally rabbit image by Rheamy Higgins from Fotolia.com

A sarna é um a doença de pele que afeta muitos tipos de animais, inclusive os coelhos. Ela é também conhecida como sarna sarcóptica. Esta doença é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. As fêmeas do ácaro se escondem sob a pele e lá colocam seus ovos. As larvas eclodem e se desenvolvem em adultos sob a superfície da pele. Os sintomas da sarna são semelhantes em todas as espécies de animais, de acordo com a Provet Health Care Information.

Outras pessoas estão lendo

Coceira e crostas

begging rascally rabbit image by Rheamy Higgins from Fotolia.com

De acordo com o Dr. Dana Krempels, escritor do Departamento de biologia da Universidade de Miami, o primeiro sintoma da sarna é uma crosta de cor clara que se forma ao redor das orelhas, no rosto e dedos dos pés. Esta crosta depois se espalha para outras áreas do corpo. Estas áreas coçam intensamente. Os coelhos se coçam até ficarem em carne viva, o que os deixa suscetíveis ao desenvolvimento de infecções bacterianas secundárias.

Sintomas adicionais

begging rascally rabbit image by Rheamy Higgins from Fotolia.com

De acordo com o site Pet Health and Care, sobre cuidados e saúde animal, os sintomas da sarna sarcóptica pioram após a formação inicial das crostas e do aparecimento da coceira. A perda de pelos começa pelas orelhas e rosto, e se espalha pelo corpo. À medida que o animal perde seus pelos nas áreas afetadas, estas adquirem uma aparência de terem sido consumidas por traças. Feridas se formam pelo corpo do animal. Estas lesões exsudam um fluido aquoso que seca na forma de camadas secas sobre a pele. O Dr. Ester van Praag, que participa do site Zooh Corner Rabbit Rescue, adverte que os coelhos tornam-se anêmicos e apresentam um decréscimo nas células brancas do sangue se a doença não for tratada. A morte ocorre após várias semanas.

Opções de tratamentos

begging rascally rabbit image by Rheamy Higgins from Fotolia.com

O site Provet recomenda tratar a sarna sarcóptica em coelhos com inseticidas não agressivos aos animais, como a ivermetina, o monossulfiram ou o fipronil. O site também aconselha o controle da coceira e da irritação com o uso de anti-inflamatórios, como a cortisona. Qualquer infecção secundária deve ser tratada com pomadas tópicas ou antibióticos. O site Pet Health and Care sugere o uso de muitos remédios caseiros que tratam efetivamente os ácaros. Por exemplo, o site recomenda massagear as áreas afetadas com óleo de bacon para eliminar as lesões. A aplicação de fatias de limão fervidas em água, depois da solução ter esfriado de um dia para o outro, torna o cheiro e o gosto da pele dos coelhos desagradáveis aos ácaros, de acordo com o mesmo site. Xampus contendo medicamentos ajudam no controle dos sintomas e matam os ácaros. O interior das orelhas dos coelhos nem sempre recebe tratamento igual às outras áreas por ser difícil de ser lavado. A aplicação de iogurte de um dia para o outro no interior das orelhas alivia a coceira e sufoca os ácaros. Finalmente, banhe o coelho em uma solução de peróxido de hidrogênio e bórax, de acordo com o site Pet Health and Care, e lave o animal uma vez por semana, por dois meses.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media