Mais
×

Sinais silenciosos de que um cão está estressado

Atualizado em 19 julho, 2017

Existe uma infinidade de maneiras de dizer se um cão está perturbado sem que ele produza quaisquer ruídos. Infelizmente, alguns deles são apenas sinais físicos de rotina e podem ser muito ambíguos. É responsabilidade do dono do animal olhar para ele e reparar em qualquer comportamento incomum.

Os cães demonstram diversos sinais quando estão estressados (Janie Airey/Lifesize/Getty Images)

Sinais de estresse nos olhos

De acordo com a University of Minnesota Censhare e a Agência de Adoção Petfinder, pupilas dilatadas nos olhos dos cães podem indicar um senso de perigo ou medo que ele possa estar sentindo. Acompanhado do estrabismo e da tensão no rosto, com piscar excessivo, pode ser indicativo de estresse no cão. Evitar o contato ocular pode indicar que o cão se sente nervoso ou estressado naquele ambiente. Já um olhar direto pode demonstrar um fator de estresse agressivo que ele esteja sentindo.

Sinais de estresse no rosto

De acordo com a University of Minnesota Censhare e a Agência de Adoção Petfinder, testa franzida ou carrancuda pode indicar que o cão está se sentindo agressivamente estressado em relação a alguma coisa. Veias dilatadas sob os olhos podem demonstrar um aumento nos batimentos cardíacos e no fluxo sanguíneo, provocado pelo estresse. Se as orelhas do seu cão estão desiguais, rigidamente verticais ou voltadas para trás, isso pode indicar um sentimento de precaução causado também por ele.

Sinais de estresse na boca

De acordo com a University of Minnesota Censhare e a Agência de Adoção Petfinder, lambidas excessivas no lábio pode indicar um sentimento de inquietação que o cão possa ter. Língua seca indica que ele possa estar doente, ou que ele esteja estressado e não está recebendo saliva adequada. Baba excessiva demonstra que o animal possa estar recebendo muita saliva devido ao nível do seu estresse.

Sinais psicológicos de estresse em cães

A presença de depressão em seu cão - fuga ou aversão a pessoas, agorafobia ou falta de energia - pode indicar algum nível de estresse, que se tornou latente nesse momento. Perda de apetite indica um nível de estresse que afeta seu senso de fome.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article