Sinais e sintomas de bactérias de ferro na água

Escrito por cameron delaney | Traduzido por tradutor em demand media studios
Sinais e sintomas de bactérias de ferro na água
A água com a bactéria de ferro pode apresentar uma coloração avermelhada (water image by timur1970 from Fotolia.com)

As bactérias de ferro crescem em sistemas de água. Esses minúsculos organismos são parte do ecossistema, existindo em águas subterrâneas, águas superficiais e no solo. Quando presentes nos sistemas de água, essas bactérias pode causar odor e sabor ruins. Elas também deixam para trás depósitos viscosos que podem entupir ou corroer os tubos e outros componentes, reduzindo a eficiência do seu sistema e a criação de condições que permitam que outros organismos indesejáveis ​​prosperem.

Odor e gosto

A água que contém bactérias de ferro exala um odor desagradável. Algumas pessoas caracterizam esse odor como um cheiro de "mofo" ou "pantanoso", de acordo com o Departamento de Saúde de Minnesota (MDOH). Outras descrições incluem a semelhança do cheiro da água com o pepino, o esgoto, o óleo combustível ou o petróleo. Só é possível observar o odor quando você abre a torneira depois de não utilizar a água por algum tempo. Como as bactérias de enxofre podem viver ao lado das bactérias de ferro, a água pode exalar um odor de ovos podres. Muitas vezes, o odor também afeta o sabor da água.

Coloração

A água carregada de bactérias de ferro pode apresentar uma coloração vermelha, marrom, amarela ou laranja e deixar para trás as manchas na mesma gama de cores. Se você notar um brilho multicolorido na superfície da água, as bactérias de ferro podem ser as culpadas.

Depósitos

As bactérias de ferro também depositam lodo em tubos, telas e outras superfícies do sistema. O lodo é pegajoso, gelatinoso e pode apresentar uma coloração ferrugem, amarela, marrom ou cinza. Muitos proprietários descobrem que seu poço de água contém bactérias de ferro quando vislumbram os depósitos nas superfícies internas do tanque do vaso sanitário.

Identificação

O MDOH recomenda que um laboratório teste a sua água em caso de suspeitas da presença de bactérias de ferro no sistema. Outros organismos ou minerais, incluindo bactérias de enxofre, sulfito de hidrogênio ou ferro, podem ser a causa do problema. O MDOH também recomenda testar a água para a verificação da presença de bactérias coliformes e nitrato ou nitrogênio, bem como realizar a manutenção regular do sistema. Eliminar as colônias estabelecidas de bactérias de ferro é uma tarefa difícil, a qual envolve tratamento químico e esterilização, e, mesmo assim, eliminar todas as bactérias é "quase impossível", de acordo com o Instituto de Pesquisa dos Recursos de Água do estado de Idaho. O MDOH recomenda a consulta com um especialista em sistemas para decidir a melhor forma de resolver o problema.