Sinais e sintomas de baixa progesterona no início da gravidez

Escrito por jack rella | Traduzido por debora cristina
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais e sintomas de baixa progesterona no início da gravidez
A progesterona é crucial para o desenvolvimento do feto (pregnant belly button image by davidcrehner from Fotolia.com)

Produção hormonal durante a gravidez, especialmente nos estágios iniciais, é crucial para o desenvolvimento do feto e para o bom funcionamento dos órgãos da mãe. A produção normal de hormônios, incluindo a progesterona, é significativamente aumentada durante a gravidez, especialmente no terceiro trimestre. É por isso que a monitoração dos níveis desse hormônio é tão importante no cuidado pré-natal. Sem a presença suficiente de progesterona durante a gravidez, podem ocorrer contrações uterinas que podem provocar um parto prematuro. Os baixos níveis de progesterona também inibem o crescimento de novos vasos sanguíneos que fornecem nutrientes ao feto.

Outras pessoas estão lendo

Progesterona

A progesterona é um hormônio esteroide vital para o processo de reprodução. É regularmente produzida nos ovários e no cérebro durante o ciclo menstrual por um processo químico que quebra moléculas de colesterol através da oxidação dupla. A produção de progesterona se inicia no primeiro dia da ovulação, e continua pelos próximos 12 a 15 dias. Durante a gravidez, o hormônio continua a ser produzido pelos ovários, até ao fim do primeiro trimestre, quando a placenta assume a produção. A progesterona torna-se cada vez mais crucial para o desenvolvimento do feto e para manter a circulação adequada de sangue no útero.

Manchas

O sintoma mais comum de baixos níveis de progesterona e do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) é o sangramento nas primeiras semanas de gestação. Embora possa haver outras causas para isso, qualquer mancha que ocorra, especialmente se for acompanhada por cólicas, pode ser uma indicação de níveis baixos de progesterona. Enquanto o velho padrão para testes de baixos níveis hormonais pedia testes de sangue especiais só depois de um terceiro aborto, mais obstetras estão reconhecendo a necessidade de detecção inicial de baixos níveis de progesterona.

Sensibilidade

Apesar de manchas de sangue serem a indicação mais comum de uma possível deficiência de progesterona durante o início da gravidez, as mulheres que têm se encontrado com essa deficiência têm relatado aumento de sensibilidade nas mamas e dor lombar, juntamente com manchas dentro do primeiro trimestre. Estes sintomas, por si só, podem não ser indicativos de baixos níveis de progesterona, podendo ser devidos a outras coisas que acontecem no corpo, tais como o crescimento de células produtoras de leite e inchaço fibrocístico. No entanto, se manchas estão aparecendo e outros sintomas ocorrem, pode ser um sinal de baixa produção de progesterona.

Tratamentos

Suspeitando-se de produção insuficiente de progesterona, exames de sangue podem verificar os níveis desse hormônio e de hCG. De acordo com o Dr. John Lee, do site DiagnoseMe.com, uma vez que sua deficiência foi determinada, suplementos de progesterona podem ser prescritos. Existem vários tipos de suplementos disponíveis, incluindo supositórios vaginais, injeções hormonais e suplementos orais. Embora tenha havido novos desenvolvimentos em cremes hormonais de uso tópico que tiveram relatos de algum sucesso, a opinião de alguns no meio médico indica que cremes de uso tópico podem não ter um efeito significativo na manutenção de níveis adequados de hormônios durante o início da gravidez.

Aconselhamento médico

O conselho de um obstetra ou ginecologista deve sempre ser procurado por qualquer mulher que suspeite que possa estar grávida, especialmente se houver quaisquer sintomas de deficiência de progesterona nos primeiros estágios. As chances de parto prematuro, gravidez ectópica (gravidez fora do útero) e aborto podem ser bastante reduzidas, mantendo níveis adequados de progesterona. Isso irá garantir o crescimento fetal saudável, protegerá o feto de infecção bacteriana e irá fornecer informações valiosas para um parto bem sucedido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível