Mais
×

Os sinais e sintomas do câncer de próstata

Atualizado em 22 julho, 2017

Sinais que nenhum homem deve ignorar

Converse com seu médico sobre fazer um exame de câncer de próstata (istock.com)

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em números absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens. Localizada logo abaixo da bexiga e em frente ao reto, a próstata produz um líquido que protege e enriquece o esperma. Quando as células dentro da glândula se reproduzem mais rápido do que o normal, os tumores cancerosos podem se formar. Nos primeiros estágios da doença, os sintomas podem não ser aparentes, a menos que um exame médico seja feito. Os sinais perceptíveis podem ser relacionados a outros problemas não cancerosos na próstata. Se você acha que corre o risco de desenvolver câncer de próstata e tem mais de 50 anos, procure um médico para aliviar suas preocupações.

Problemas urinários

A glândula da próstata parece uma pequena rosquinha em volta da uretra. Devido à sua localização, as mudanças em sua forma e tamanho podem afetar a função urinária. Um dos sinais mais comuns de que tumores podem estar se desenvolvendo na próstata é a dificuldade para urinar e principalmente para iniciar a micção.

Os crescimentos anormais da próstata podem pressionar a bexiga, causando a necessidade de urinar com mais frequência, principalmente à noite. Mas saiba que a noctúria (ou seja, acordar à noite para urinar) pode ser causada por outros problemas na próstata, como a hiperplasia prostática benigna, um aumento não canceroso da glândula. Além disso,esse pode ser um sinal de diabetes.

Se você bebe muitos líquidos regularmente, mas seu fluxo de urina é fraco ou interrompido, pode ser um sinal de crescimento da próstata.

Se um crescimento anormal da próstata pressionar a uretra, ele pode causar uma sensação de queimação durante a micção. Mas isso também é um sinal comum de infecções e outros problemas urinários.

Alguns homens podem perceber a presença de sangue na urina ou no sêmen. Embora este possa ser um sinal de câncer de próstata, o sangue na urina também pode ser um sintoma de prostatite, uma infecção ou inflamação da glândula, geralmente tratada com antibióticos.

Disfunção erétil

Como as secreções da próstata fazem parte do sêmen, o câncer também pode causar problemas perceptíveis na função e performance sexual, incluindo dificuldade em ter uma ereção ou sensação de dor durante as ereções.

Dor ou rigidez na parte inferior das costas, no quadril ou nas coxas

Em casos avançados ou não diagnosticados de câncer de próstata, as células cancerígenas podem se espalhar para outras partes do corpo, possivelmente causando sintomas adicionais, incluindo dor óssea, muitas vezes nas vértebras, pélvis e no fêmur. A dor ou rigidez crônica nessas áreas deve ser relatada a um médico.

Fatores de risco

Pesquisadores identificaram vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de próstata e o maior deles é a idade. Pequisas recentes mostram que até seis em 10 casos da doença são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.

Homens afro-americanos e caribenhos com ancestrais africanos são mais propensos a desenvolver da doença do que homens de outras raças ou grupos étnicos. A geografia parece ser importante também. A incidência do câncer de próstata é maior na América do Norte, Europa, Austrália e nas ilhas do Caribe. Tem um histórico familiar da doença? Homens cujos pais ou irmãos foram diagnosticados com câncer de próstata podem ter um risco duas vezes maior de desenvolvê-lo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article