Mais
×

Sinais e sintomas da coccidiose em galinhas

Atualizado em 21 novembro, 2016

A coccidiose é uma doença em galinhas causada por um protozoário microscópico com sinais e sintomas que podem ser confundidos com outras doenças. O nome desses protozoários é eimeria e eles podem infectar aves, animais domésticos e seres humanos. A coccidiose é a doença mais cara na indústria avícola. As galinhas podem ser infectadas com nove espécies diferentes de eimeria, embora duas sejam mais comuns. Elas podem desenvolver resistência a uma espécie, mas ainda permanecem sensíveis às oito outras.

As galinhas são suscetíveis a nove tipos de coccidiose (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Sintomas gerais

Os sintomas da coccidiose incluem apatia, perda de apetite, perda da coloração amarela nas pernas, pele do pescoço pálida e penas eriçadas. As aves infectadas se agrupam, agem com frieza e têm sangue ou muco nas fezes. Elas ficam com diarreia, desidratadas e podem acabar morrendo. Outros sintomas incluem uma má digestão de alimentos, ganho de peso e eficiência da alimentação.

Necropsia

Como os sintomas da coccidiose podem ser confundidos com os de outras doenças, realize uma necropsia para um diagnóstico mais preciso. Coloque luvas e abra a galinha. Olhe para os intestinos e depois abra-os. Se a necropsia for feita logo após a morte, pode ser possível identificar lesões características ou úlceras no intestino. A coccidiose provoca o espessamento das paredes intestinais, deixando-as parecidas com salsichas. Poderá haver manchas amarelas, hemorragias e estrias do lado de fora e dentro do intestino. Você pode raspar a parede do intestino e enviar o material para um laboratório de diagnóstico para a confirmação do diagnóstico.

Coccidiose cecal

A coccidiose cecal pode produzir fezes com sangue e anemia que é muitas vezes seguida de morte. Um diagnóstico definitivo só é possível através de um exame microscópico de amostras do aparelho digestivo e a identificação das espécies de eimeria. A necropsia pode mostrar um ceco inchado, resultante de estar cheio de sangue. O ceco é uma parte do sistema digestivo de um pássaro. Em estágios avançados da coccidiose cecal, o ceco fica preenchido com um material gosmento tingido com quantidades variáveis de sangue.

Coccidiose intestinal

A coccidiose intestinal, também prevalente em galinhas, muitas vezes não é tão aguda e é mais crônica do que o tipo cecal. Essa espécie de coccidia é menos provável de matar, embora provoque lesões no intestino. As lesões variam de uma leve inflamação a uma deterioração grave ou sangramento intenso. A morte normalmente resulta dos efeitos mais graves no intestino.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article