Sinais e sintomas de desequilíbrio hormonal nas adolescentes

Escrito por marcy andersen | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais e sintomas de desequilíbrio hormonal nas adolescentes
Adolescente (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Os desequilíbrios hormonais têm se tornado cada vez mais comuns devido às mudanças na alimentação e outros fatores do ambiente. No passado, os problemas hormonais afetavam apenas as mulheres mais velhas de entre 40 e 60 anos, mas hoje em dia são mais comuns nas adolescentes. Para uma adolescente, os problemas associados com um desequilíbrio hormonal podem ser particularmente perturbadores e embaraçosos.

Outras pessoas estão lendo

Hormônios

Os hormônios são químicos liberados pelo sistema endócrino que regulam as funções corporais principais. Eles são responsáveis por regular as funções, o crescimento e a reprodução das células. Quando uma mulher entra na puberdade, os hormônios estimulam a produção de estrogênio nos ovários, aumentando o tamanho dos seios e iniciando a menstruação. Muitos problemas de saúde podem levar a um desequilíbrio hormonal e pais de mulheres adolescentes devem atentar-se a sinais que podem indicar um problema. Em caso de dúvida, o melhor é consultar um médico.

Sinais e sintomas de desequilíbrio hormonal nas adolescentes
Adolescente no médico (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Hipertiroidismo

O hipertiroidismo aparece quando a tireoide está hiperativa e produz muitos hormônios. Os sintomas podem incluir irritabilidade, sonolência, perda de peso inexplicável, pulsações aceleradas, sensibilidade ao calor, aumento da transpiração e aumento da tireoide. Em casos muito raros, a tireoide pode ficar grande demais e sobressair do pescoço, o que se conhece como "bócio". Se sua filha adolescente tiver esses sintomas, consulte um médico.

Sinais e sintomas de desequilíbrio hormonal nas adolescentes
A perda de peso inexplicável pode ser um sintoma (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Hipotiroidismo

O hipotiroidismo é uma doença na qual a tireoide produz poucos hormônios. Os sintomas podem incluir lentidão, problemas de memória e concentração, ganho de peso inexplicável, pele seca, perda de cabelo, períodos irregulares e um crescimento e desenvolvimento sexual diminuídos. Como no caso do hipertiroidismo, o problema pode ser causado por um aumento no tamanho da tireoide. Embora muitos dos sintomas de um problema na glândula possam ser efeitos normais da puberdade, observe os sintomas físicos e o bem-estar geral da pessoa para saber se é necessário marcar uma consulta.

Sinais e sintomas de desequilíbrio hormonal nas adolescentes
A lentidão pode ser um sintoma (Comstock/Comstock/Getty Images)

Síndrome do ovário policístico

A síndrome do ovário policístico (SOP), provavelmente o problema mais comum nas adolescentes, é uma doença na qual os ovários ficam grandes e possuem muitos cistos pequenos, que na verdade são folículos. Um folículo aparece normalmente quando o ovário libera o óvulo para permitir a fertilização. Na SOP, aparecem muitos folículos, mas não é liberado um óvulo. Às vezes, os ovários podem se ver normais, mesmo tendo a síndrome; também pode haver níveis altos de hormônios masculinos no sistema. Os sintomas da SOP incluem períodos irregulares, aumento no crescimento de pelo facial e/ou corporal, ganho de peso ou obesidade, acne e problemas de fertilidade; a adolescente deverá consultar os médicos se tiver dois ou mais deles.

Sinais e sintomas de desequilíbrio hormonal nas adolescentes
Adolescente no ginecologista (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

Tensão pré-menstrual

Até mesmo pequenas alterações e desequilíbrios hormonais podem ter um efeito dramático em como se sente uma adolescente. A "TPM" é um termo amplamente usado para descrever a sensibilidade física e emocional de muitas mulheres antes da menstruação. Algumas são mais sensíveis aos níveis hormonais, sendo várias as reações (incluindo cólicas, humor oscilante e desejo de comida. Para ajudar a manter sua filha saudável fisicamente, hormonalmente e emocionalmente, foque na boa saúde geral. Seguir uma dieta bem equilibrada (evitando produtos com excesso de hormônios), tomar muita água, descansar bem e fazer exercício ajudarão sua filha a se manter saudável.

Sinais e sintomas de desequilíbrio hormonal nas adolescentes
Cólicas estomacais (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível