Saúde

Sinais e Sintomas da Desidratação

Escrito por susanna perkins
Sinais e Sintomas da Desidratação

http://www.flickr.com/photos/djs1021/186941186/

A desidratação pode ser uma condição médica séria que pode levar ao coma e à morte. Isso ocorre quando você não possui líquidos suficientes em seu corpo para que ele funcione normalmente. Doença, exercício, exposição excessiva ao sol, calor, umidade, suor excessivo, queimaduras, álcool e certas medicações podem causar a desidratação. Muitos de nós assumimos que sentiremos sede se estivermos desidratados, mas infelizmente este não é sempre o caso, especialmente para crianças pequenas e idosos. Pelo fato da desidratação poder se tornar um perigo de vida rapidamente, você deveria saber os seus sinais e sintomas.

Outras pessoas estão lendo

Causa

Um adulto perde em média 10 copos de água por dia através da respiração, suor e da eliminação de resíduos. Além dos líquidos, você também perde eletrólitos e minerais como sódio, cálcio e potássio, que ajudam o seu corpo a manter o equilíbrio dos líquidos. A desidratação ocorre quando você perde mais líquido do que você ingere. Saber o que causa a desidratação pode também te ajudar a prevenir ou identificar a mesma em sua fase inicial.

Sinais de uma Desidratação Leve

Ter sede, sentindo que a boca está seca ou grudenta, é uma indicação de uma desidratação leve. Mesmo assim não assuma que você não está desidratado por não sentir sede. Não é todo mundo que sente sede na fase inicial da desidratação. Bebês e idosos são menos suscetíveis a sentirem sede que jovens adultos saudáveis. Sentir-se fraco, ter uma dor de cabeça, sentir tonteira ou se sentir com a cabeça leve são indicações de uma desidratação leve. Redução na vontade de urinar é um indicador confiável. Um adulto não deve passar mais de oito horas sem urinar, e um bebê dever ter no mínimo seis fraldas molhadas por dia. Uma criança desidratada pode também ficar sonolenta ou letárgica de uma forma anormal.

O que Fazer em Caso de uma Desidratação Leve

Se você suspeitar que está levemente desidratado, beba mais líquidos imediatamente. Sua melhor opção é água. Evite chá, café e outras bebidas que contêm cafeína, estas são diuréticas e vão tirar mais líquido do seu sistema do que repor. Uma bebida esportiva com eletrólitos é também uma boa opção, mas a beba com moderação, pois essas bebidas geralmente contêm alto teor de açúcar. Fique fora do sol e saia do calor, vá para um lugar fresco se você puder. Se a sua desidratação é resultado de uma enfermidade e você não consegue manter líquidos em seu estômago, entre em contato com um médico.

Sinais de uma Desidratação Severa

Enquanto a desidratação piora, você se torna confuso e irritado. Bebês se tornam extremamente agitados ou excessivamente sonolentos. Sua boca e outras membranas mucosas se tornam extremamente secas. Você não urina por mais de oito horas, e quando você vai ao banheiro, a cor da urina é amarela escura ou até alaranjada. Seus olhos talvez pareçam fundos. Sua pressão sanguínea abaixa, e sua frequência cardíaca aumenta. Sua pele se torna tão seca que não volta ao lugar se você a comprime. A moleira de uma criança pequena, o “ponto macio” em cima da cabeça, parece funda. Você desenvolve febre e pode começar a delirar. Se a desidratação piorar, seus rins vão entrar em colapso, você entra em coma e morre.

Procure Atendimento Médico

Se você tiver sintomas de uma desidratação severa, procure ajuda médica imediatamente. Se uma criança ou um idoso desenvolver diarréia, estiver vomitando por mais de oito horas ou não conseguir manter líquidos em seu estômago, ligue para o seu médico. Se a pessoa parecer irritada, confusa, desorientada ou excessivamente sonolenta, procure tratamento de emergência imediatamente. Se você estiver severamente desidratado, você pode precisar de líquidos intravenosos. Se não tratada, a desidratação pode causar o colapso dos rins, danos ao cérebro, coma e morte.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media