×
Loading ...

Sinais e sintomas de entupimento no papo de galinhas

Atualizado em 21 novembro, 2016

Quando uma galinha come, o alimento não desce pelo esôfago até o estômago como os outros animais. Em vez disso, ele vai para o papo. O papo está localizado na garganta da galinha. Quando ele fica entupido, pode haver complicações graves, e é importante reconhecer os sintomas e tratá-los de imediato.

Uma galinha com um papo entupido precisa de assistência imediata (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Causas

Quando uma galinha está ingerindo muita comida de uma vez ou alimentos ásperos como palha e feno, que não são transportados muito bem, a comida pode ficar engasgada no papo. As galinhas geralmente comem demais quando são jovens e estão em fase de crescimento. Comer muito sem ingerir líquidos pode ser outra causa de entupimento do papo.

Loading...

Sinais físicos

Um papo entupido é frequentemente visível a olho nu, pois forma uma protuberância na garganta da galinha. Será possível ver um grande caroço ou bola saindo do peito do animal. Quando tocar a área, ela estará dura e a galinha ficará claramente desconfortável. Também poderá haver um cheiro desagradável vindo do animal.

Sintomas comportamentais

Uma galinha agirá de forma estranha se estiver com o papo entupido. Ela não comerá ou beberá e parecerá doente. Muitas vezes ela agirá como se estivesse sufocando ou empurrará o pescoço em diferentes direções na tentativa de desalojar o alimento preso. Ela também poderá ter dificuldade para respirar e parecer angustiada.

Cura

Se desconfiar que uma galinha está com o papo entupido, leve-a a um veterinário imediatamente. Tentar remover o alimento por conta própria pode ser perigoso e até fatal para o animal.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...