×
Loading ...

Sinais e sintomas de envenenamento por chumbo em cães

Atualizado em 17 abril, 2017

Hoje em dia, as pessoas tomam bastante cuidado com relação à exposição em excesso ao chumbo e seus efeitos tóxicos. Mas, e quanto aos nossos amigos caninos? Os cachorros não podem dizer onde está doendo. O que você pode fazer é tentar deduzir o que aconteceu e buscar o tratamento. Se você notar algum dos sintomas a seguir, pode ser sinal que seu cachorro sofreu envenenamento por chumbo.

Envenenamento por chumbo é tão tóxico para os cachorros quanto é para os seres humanos (dog image by Michal Tudek from Fotolia.com)

Sintomas gastrointestinais

Envenenamento por chumbo afeta muitos órgãos internos, principalmente o trato gastrointestinal. Cachorros com envenenamento por chumbo apresentam sintomas como falta de apetite, vômitos, dores abdominais e constipação seguida por diarreia.

Loading...

Sintomas do sistema nervoso

O sistema nervoso é duramente afetado pelo envenenamento por chumbo. Cachorros com esse tipo de envenenamento costumam apresentar mudanças comportamentais, problemas de coordenação, cegueira, convulsões e espasmos musculares e também costumam andar em círculo em excesso.

Causas ambientais

Envenenamento por chumbo pode ser atribuído a pesticidas que contenham chumbo. Outra causa comum é quando a casa é reformada. Tintas à base de chumbo liberam uma poeira que pode facilmente contaminar a ração canina, ser inalada, ou até infectar o pelo do cachorro. Quando o cachorro se limpa, ele ingere essa poeira, que resulta no envenenamento. A exposição desses tipos podem levar anos até se manifestar fisicamente e trazer danos a saúde, e muito comum em cachorros de idade avançada.

Outras causas

Se o cachorro consumir água ou ração de uma vasilha contaminada com chumbo, isso pode facilmente levar a exposição a substâncias tóxicas. O cachorro também pode ser infectado se mastigar ou digerir outros objetos que contenham chumbo como, baterias, linóleo, bolas de golfe, balas de chumbo ou pelotas de minério. A exposição pode se dar através da mastigação ou da ingestão de qualquer objeto que possua tinta à base de chumbo, como alguns brinquedos.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito baseado em sintomas clínicos, reação ao tratamento e o histórico de exposição. Animais que demonstram sintomas tanto do trato gastrointestinal como do sistema nervoso devem ser considerados vítimas de envenenamento por chumbo. Enquanto que a avaliação microscópica dos glóbulos vermelhos podem revelar anormalidades decorrentes do envenenamento, o método mais concreto para identificar a causa é um teste que avalia a concentração de chumbo no sangue. Se o cachorro morrer, o nível de concentração de chumbo no fígado pode ser calculado para se obter o diagnóstico final.

Tratamentos

Se a exposição for recente, o chumbo pode ser expelido do trato gastrointestinal através de indução de vômito. Caso necessário, o chumbo também pode ser removido através de método cirúrgico. Terapias químicas incluem o uso de penicilamina ou tiamina ou terapia de quelação com Ca2Na2EDTA. Mais tarde, os níveis de chumbo do sangue são reexaminados para avaliar se a concentração de chumbo atingiu um nível razoável.

Prevenção

Qualquer item contendo chumbo deve ser mantido a distância do animal, e se a casa passar por alguma pintura que faça uso de tinta à base de chumbo, o cachorro deve ser removido do local. A exposição aos seres humanos também deve ser evitada, ambos os casos para segurança e para a saúde e para prevenir a contaminação cruzada.

Grupos de risco

Os grupos mais sujeitos à contaminação são os filhotes e os cachorros em idade avançada. Os filhotes têm uma certa tendência a mastigar e brincar tudo que encontram, o que aumenta o risco da exposição ao chumbo. Além disso, filhotes e cachorros mais novos aparentam absorver uma quantidade maior de chumbo do trato gastrointestinal do que os cães mais velhos. Os mais velhos estão em maior risco devido a exposição prolongada o que pode levar ao acúmulo tóxico.

Precauções

Se algum animal, cachorro ou qualquer outra espécie que conviva dentro da casa for diagnosticado com envenenamento por chumbo, todos os outros animais dentro da casa devem ser testados também.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...