Sinais e sintomas do estágio final de insuficiência cardíaca congestiva canina

Escrito por cate burnette | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais e sintomas do estágio final de insuficiência cardíaca congestiva canina
A insuficiência cardíaca é uma doença progressiva e incurável (Janie Airey/Lifesize/Getty Images)

Quando seu cachorro é diagnosticado com insuficiência cardíaca congestiva, você precisa se preparar para o inevitável. Veterinários sabem que insuficiência cardíaca é uma doença progressiva e incurável, e a maior parte dos tratamentos é paliativa, ou seja, feita para deixar o restante da vida do seu cão mais confortável. Os donos amorosos aprendem a reconhecer os estados finais da doença de seu animal para que, quando seja a hora, eles tenham o conhecimento para fazer o melhor tanto para eles quanto para seus animais de estimação.

Outras pessoas estão lendo

Derrame pleural

Cachorros no estágio final da insuficiência cardíaca desenvolvem o derrame pleural, isto é, líquido em seus pulmões. Como o coração não está funcionando completamente, a hipertensão (pressão sanguínea alta) força os líquidos corporais a se infiltrarem nos pulmões e estes também começam a falhar. Quando isso acontece, o cão irá adquirir uma tosse crônica e seca, e seu veterinário provavelmente será capaz de ouvir um som como um estalido em seus pulmões.

Ascite

Seu cachorro doente também pode começar a reter líquidos em seu abdômen e membros. Chamadas de ascite, essa retenção causa barriga, pernas e patas inchadas. A falha no funcionamento do coração faz com que os tecidos dos vasos sanguíneos no corpo do seu cachorro sejam incapazes de redirecionar os líquidos aos rins e para fora do corpo.

Dispneia

Conforme mais líquido se acumula nos pulmões do seu cachorro, ele irá apresentar dificuldades de respiração, chamada de dispneia. Ele pode ter sinais de respiração pela boca e com a produção de sons. Deitar pode se tornar doloroso para o seu cão, então ele pode se sentar em uma posição em que mantenha o peito elevado e a cabeça levantada para facilitar o fluxo de ar.

Cianose

A gengiva e as membranas mucosas do seu cachorro se tornarão azuis ou cinzas conforme os pulmões começam a se encher com líquidos. Chamada cianose, essa condição significa que o coração não está bombeando a quantidade correta de sangue oxigenado dos pulmões para o resto dos tecidos do corpo. Sem sangue oxigenado o suficiente nos capilares, os tecidos do seu cachorro ficam pálidos.

Perda de peso e digestão

Conforme a insuficiência cardíaca progride, você pode perceber uma perda significativa de peso em seu cachorro. Ele começará a perder apetite e não comerá tanto quanto antes. Os órgãos digestivos começarão a falhar devido à privação sanguínea e de oxigênio, e seu corpo não consegue utilizar os nutrientes da comida ingerida. Seu cão também pode sofrer vômito e diarreia, que são indicações de que o sistema digestivo está falhando.

Fadiga

Os estágios finais de insuficiência cardíaca geralmente incluem fadiga. Seu animal de estimação pode não ter vontade ou ficar incapaz de se movimentar, e alguns apresentam respiração pesada e difícil depois de exercícios. Ele pode se tornar menos ativo e se cansar facilmente. Seu cachorro também pode desmaiar de repente (o que é chamado de síncope). A falta de oxigênio nos músculos de seu cachorro não permitirá que ele se movimente normalmente e, eventualmente, ele pode se tornar incapaz de levantar ou permanecer em pé por conta própria.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível