Mais
×

Sinais e sintomas da herpes canina

O vírus da herpes canina é devastador para os filhotes recém-nascidos. Filhotes mais velhos podem sofrer com o vírus, mas são menos propensos a morrer, e cães adultos muitas vezes não mostram nenhum sintoma, mesmo que já estejam infectados. Em cães muito jovens, este vírus trabalha extremamente rápido e pode matar antes que haja uma chance de tratá-lo.

A herpes canina pode ser mortal para os cachorros (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Sobre a herpes canina

A herpes canina é um vírus que é conhecido como síndrome do cachorro desaparecido. Cães adultos raramente apresentam sintomas, mas mães infectadas podem transmitir o vírus para seus filhotes. O vírus é mais perigoso para filhotes que tenham menos de 3 semanas de idade. Filhotes mais velhos podem sobreviver, mas sofrem alguns efeitos a longo prazo. Filhotes muito jovens que contraem a herpes canina podem morrer antes mesmo que o dono perceba que eles estejam doentes.

Sintomas

O sintoma mais trágico da herpes canina é a morte súbita de um filhote recém-nascido. Antes de morrerem, filhotes que carregam o vírus perdem a capacidade de sugar, tornam-se letárgicos e tem dores no abdômen, incluindo hematomas. Suas fezes podem se tornar amarela ou verde e eles podem sofrer de angústia respiratória e corrimento nasal. Filhotes mais velhos podem sofrer problemas neurológicos, como convulsões e cegueira. Os seres humanos não podem contrair herpes de seu cachorro. Chame um veterinário imediatamente se um filhote de cachorro não parecer saudável.

Tratamento

Se o vírus da herpes canina for diagnosticado logo que os sintomas começarem a aparecer, o tratamento antiviral pode salvar o cachorro. Mantenha os filhotes infectados sempre aquecido, já que o vírus vive em temperaturas mais frias. Filhotes que morrem devido ao vírus da herpes são geralmente aqueles cujos corpos não respondem com uma febre, que mata o vírus. Apesar de um bom atendimento, muitos cachorros jovens com o vírus acabam morrendo. Herpes é um vírus, e como tal não irá responder aos antibióticos. No entanto, podem ser prescritos antibióticos para uma infecção secundária, ou quando a causa da doença é desconhecida.

Prevenção

Muitos cães adultos entram em contato com o vírus da herpes canina e não apresentam efeitos nocivos. Eles podem não apresentar nenhum sintomas. O problema surge de fêmeas infectadas que estão gravidas. Na maioria dos casos, uma mãe infectada irá abortar seus bebês. Os filhotes nascidos de uma mãe infectada são geralmente fracos e muito pequenos, e a maioria morre. Reduzir a exposição de cães fêmeas com outros cães adultos que podem ser portadores do vírus, é uma maneira de evitar que o vírus se propague. Isole cadelas, especialmente no final da gravidez e até sua ninhada ter pelo menos 3 semanas de idade.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article