Como identificar uma infecção causada por fungos

Escrito por corey m. mackenzie | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como identificar uma infecção causada por fungos
A sensação de ardor, coceira e o corrimento associados a essas condições podem causar alarde, especialmente quando a mulher experiencia sua primeira infecção (ruigsantos/iStock/Getty Images)

As infecções causadas por fungos são muito comuns em mulheres adolescentes ou adultas, especialmente entre as grávidas ou diabéticas. A sensação de ardor, coceira e o corrimento associados a essas condições podem causar alarde, especialmente quando a mulher experiencia sua primeira infecção. No entanto, embora sejam muito desconfortáveis​​, elas raramente são graves, e podem ser tratadas com facilidade.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

O Candida albicans, um dos muitos tipos de fungos existentes, é geralmente o responsável pelas infecções fúngicas na vagina (candidíase). Ele também pode afetar a pele, a boca (condição conhecida como "sapinho") e, menos frequentemente, causar infecções sistêmicas graves.

Identificação

As infecções fúngicas vaginais, em geral, causam uma sensação de ardor, coceira e a produção de um corrimento claro, normalmente esbranquiçado. Ocasionalmente, elas podem ser assintomáticas. Infecções de pele semelhantes podem ocorrer em homens e bebês na região da virilha, ao redor da boca, nas axilas ou nas dobras da pele. As erupções vermelhas são o principal sintoma das infecções fúngicas dermatológicas. Na boca, elas causam o surgimento de uma "pele" pálida ou manchas claras na língua.

Características

A levedura (Candida) é um fungo e, como tal, desenvolve-se em áreas quentes e úmidas. Comumente presente na pele e na vagina, as colônias de fungos, em geral, são controladas por bactérias benéficas. Quando o equilíbrio natural entre os fungos e as bactérias benéficas é interrompido pela ação de um antibiótico, por uma doença ou outro acontecimento, a quantidade de leveduras supera a de bactérias e causa desconforto. Você pode usar um creme para aliviar, temporariamente, o ardor e a coceira, mas se a causa for um fungo, o sintoma reaparecerá até que a infecção seja curada.

Prevenção e solução

Para manter as bactérias benéficas na vagina, evite usar duchas higiênicas, a menos que recomendado pelo seu médico. Como os fungos adoram calor e umidade, mantenha limpas e secas as áreas favoráveis ao seu desenvolvimento. Sempre tome banho e coloque roupas secas e limpas após exercitar-se. Se você nunca experienciou uma infecção fúngica e está apresentando os sintomas, consulte o seu médico. Caso contrário, a menos que você apresente outros problemas médicos ou esteja ingerindo medicamentos prescritos, use um remédio sem prescrição para tratar a infecção. Para reduzir a irritação e auxiliar no tratamento, use peças íntimas fabricadas com tecido respirável e roupas folgadas. Isso irá manter a área mais seca e evitará irritações. Evite coçar as áreas afetadas, pois isso causará mais irritação.

Prazo

O medicamento sem prescrição mais forte cura um infecção fúngica típica em um a três dias. Doses mais suaves requerem cerca de sete dias para tratar a infecção. Todos os sintomas devem desaparecer, por completo, dentro de uma a duas semanas.

Considerações

Consulte seu médico se, juntamente com os sintomas descritos acima, você apresentar febre ou outros sinais de enfermidade. Infecções fúngicas vaginais ou dermatológicas não causam febre. Se você estiver consumindo medicamentos prescritos, consulte o seu médico antes de usar um remédio sem prescrição para tratar a infecção. Alguns ingredientes ativos interagem com a varfarina. Se você está grávida ou apresenta um corrimento de cor amarela, verde ou marrom, consulte o seu médico. Uma infecção diferente pode ser a causa do seu problema. Caso o medicamento sem prescrição não surtir efeito, procure ajuda médica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível