Sinais e sintomas do linfoma nasal em gatos

Escrito por chelsea rose | Traduzido por monica ferreira rocha lopes
 Sinais e sintomas do linfoma nasal em gatos
Linfoma, como a maioria dos cânceres, comumente afeta os gatos mais velhos (Image by Flickr.com, courtesy of Matthew Sergei Perrin)

O linfoma nasal é um tumor extranodal ligado à família do câncer maligno que geralmente aparece em gatos. Embora os gatos mais velhos tenham maiores riscos em desenvolver esse linfoma, ele também pode ocorrer em gatos mais jovens devido a presença de infecção pelo vírus da leucemia felina.

Dificuldade em respirar

Dificuldade em respirar geralmente ocorrer porque os tumores podem bloquear o sínus. Os gatos podem chiar, roncar alto e ofegar ou se esforçar para respirar pelo nariz. Se a passagem nasal ficar completamente bloqueada, ele pode asfixiar-se.

Secreção nasal

Um gato com linfoma nasal muitas vezes tem o nariz escorrendo, espirra frequentemente e pode até espirrar sangue. Sangramentos nasais frequentes também são comuns.

Olhos lacrimejando

Lágrimas ou secreções nos olhos são comuns em gatos com linfoma nasal. E a secreção de sangue nos olhos é uma indicação definitiva desse linfoma.

Inchaço

Sensibilidade e inchaço facial às vezes são evidentes em gatos com linfoma nasal. A inflamação do revestimento mucoso ocasionalmente também está presente.

Distorção facial

Em estágios mais avançados e graves, os tumores podem distorcer o rosto do gato. Os olhos podem ser forçados a fechar e protuberâncias podem aparecer. O prognóstico para o linfoma nesse estágio é muito ruim.