×
Loading ...

Sinais e sintomas de um machinho quebrado num cavalo

Atualizado em 21 novembro, 2016

Cavalos são conhecidos pela velocidade e agilidade, mas o estresse de correr e carregar peso pode danificar suas pernas, especialmente as articulações das patas, ou machinhos. Embora o termo "machinho quebrado" seja comum, o machinho na verdade se refere a uma articulação composta de tendões e ligamentos presos ao osso. Um machinho quebrado pode ser uma lesão no osso ou em tecidos moles. Donos de cavalos, treinadores e cavaleiros devem ficar atentos a quaisquer sinais ou sintomas de lesões no machinho. Não confie na aparência externa e nos sintomas para determinar a natureza da lesão. Raios-X e cuidados veterinários são necessários para fazer um diagnóstico formal. Cavalos com quaisquer sintomas de danos ao machinho devem imediatamente obter cuidados de um veterinário para evitar maiores complicações. O site Athletic Animals adverte os donos de que o prognóstico a longo prazo pode ser afetado pelo cuidado médico rápido.

Treinamento vigoroso e carregamento de peso podem lesionar o machinho do cavalo (horse 8 image by Harvey Hudson from Fotolia.com)

Ossos quebrados

Quando um veterinário diagnostica um cavalo com machinho quebrado, geralmente é um dos ossos sesamoides, adjacentes à articulação do machinho, que de fato está quebrado. Sesamoides fraturados ocorrem com frequência depois de longas corridas carregando muito peso. Um cavalo geralmente sofre de claudicação imediata depois de fraturar o sesamoide. A articulação do machinho frequentemente é puxada para baixo devido à falta de apoio em seguida à fratura. O machinho baixo causa mais peso e pressão sobre o calcanhar, fazendo com que a parte da frente da pata aponte para cima. O machinho também pode ficar hiper-estendido. A perna do cavalo pode ficar inchada, quente e dolorida.

Loading...

Lesões nas articulações

Os ligamentos e tendões da articulação do machinho são altamente suscetíveis a lesões. Dor e inchaço na área da articulação é um indicativo de lesão no machinho, de acordo com o Thoroughbred Times. Muitas vezes há claudicação, ou, numa lesão mais leve, o cavalo pode mancar um pouco. Os sintomas podem ocorrer subitamente ou aparecer gradualmente ao longo do tempo. A inflamação costuma ser o primeiro sinal da lesão. O Athletic Animals aconselha que uma lesão da articulação do machinho muitas vezes é recorrente.

Machinho caído

Outra lesão comum da articulação é o machinho caído. Ocorrendo muitas vezes em cavalos mais velhos, machinhos caídos causam dor e sensibilidade. O cavalo pode subitamente ficar coxo ou gradualmente desenvolver a coxeadura nos primeiros estágios. Um machinho caído pode causar dificuldade para se levantar e se mover, inflamação severa e mudanças no comportamento. Um cavalo que sofre de machinho caído pode se apoiar em cercas e paredes e sentar-se em baldes, procurando aliviar a dor. Eles podem ficar irritáveis por causa da dor.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...